Vendedor autonomo cpf mercado livre

Nao tenho MEI.vendo no cpf para pessoas no cpf produtos novos e usados no mercado livre. em 2018 faturei 50 mil. transferi do mercado pago para conta bancaria 50mil. 25 mil é lucro. tenho emprego clt, rendimento anual 12mil.como faço declaraçao da renda extra de vendas no mercado livre? nunca declarei nada.o imposto a pagar é sobre 50mil faturado ou sobre 25mil do lucro? o imposto pegara os 12mil recebidos do emprego celetista pago por pessoa juridica? eu pago imposto de 25+12mil ?

2 Curtidas

Bom dia @massa5808, tudo certo?

Vamos lá, as vendas mensais superiores à R$ 30.000,00 são tributadas em 15% sobre o valor do lucro total da venda. É recomendado utilizar o programa GCAP para calcular os ganhos de capital nessas vendas realizadas.

Caso em nenhum mês o valor total das vendas tenha ultrapassado R$ 35.000,00, você estará isento de imposto de renda e dispensado de fazer a declaração do Imposto de Renda.

Caso ainda tenha alguma dúvida podes perguntar aqui mesmo na comunidade! Contamos com o seu apoio! :cowboy_hat_face:

Group 507 (2)

2 Curtidas

amigo, por mes eu vendi entre 3mil a 5 mil bruto por mes. . os 50mil foram somados durante 12 meses. mas eu fico duvidando até da lei , como que pode a pessoa vender 34.990 todo mes chegando ate a 350mil em um ano e nao pagar nada de imposto? acho que nao esta certo. acho q vou ter problema. outras pessoas falam que eu deveria ate pagar inss e icms dessas vendas. eu estou perdido recebo muitas informaçoes. sim eu nunca vendi mas que 8 mil em um unico mes.eu faço a declaraçao como entao, apenas faço uma declaraçao anual informando meus bens, imoveis, moveis e aplicaçoes poupança etc? vou declarar 100 mil na poupança. ( eu so sei que se eu pagar os impostos de ate 27,5% que falam mais multa e juros , concluo que vendi tudo no mercado livre no prejuizo, os impostos e multa vao consumir todo o lucro e vendi tudo na media de preço da concorrencia.)

1 Curtida

“Fica isento do imposto de renda o ganho de capital auferido na alienação de bens e direitos de pequeno valor, cujo preço unitário de alienação, no mês em que esta se realizar, seja igual ou inferior a:”

“II - R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), nos demais casos”

-Lei n° 9.250 de 1995, artigo 22

Como pode notar no trecho de lei, se você é obrigado fazer a declaração do Imposto de Renda, deve declarar os ganhos no Mercado Livre, utilizando o programa GCAP, os meses que o valor total de vendas for inferior à R$ 35.000,00 serão ISENTOS de imposto de renda e deverão ser declarados como Rendimentos Isentos e não tributáveis;

Sobre essas pessoas que dizem que você deveria pagar até INSS e ICMS estão extremamente equivocadas, o INSS e ICMS você só irá pagar se for pessoa jurídica, fora os outros enquadramentos que precisaria ter pra pagar esses impostos;

E por último, você não irá ter que pagar 27,5% mais multa e juros, essa alíquota só é valida para o Imposto de Renda Retido na Fonte de rendimentos (Ganhos de capital não são considerados rendimentos) superior à R$ 4.664,68 e ainda teria R$ 869,36 para descontar do imposto a pagar.

Group 507 (2)

2 Curtidas

obrigado, agora entendi, bom, eu nunca fiz declaraçao de ir, tenho uma casa de 150 mil que minha mae colocou no meu nome e da minha irma. eu queria declarar meus bens e contas no banco a primeira vez. tem como eu declarar 75 mil o valor do imovel e na descriçao do ben eu informo que se trata da metade do valor declarado? quanto as declaraçoes de vendas no mercado livre, eu posso usar a opçao do programa ganho de capitais isento e nao tributaveis e lano cogido 26-outros declaro nesse local cod 26?

1 Curtida

Sobre a casa, tem que consultar na declaração de sua mãe o valor da casa que foi doado por ela, você não pode escolher um valor e colocar lá.

O valor exato que sua mão informou como doação para você na declaração dela tem que ser o valor exato que você vai informar que recebeu de doação, caso ela não declarou que doou, o bem ainda está no nome dela e você não poderá declará-lo no seu Imposto de Renda.

Os ganhos com o Mercado Livre na verdade deverão primeiro ser declarados no programa GCAP e depois importados para a declaração do Imposto de Renda.

Group 507 (2)

2 Curtidas

Olá prezados, estou em busca de uma informação muito parecida, porém creio que devemos levar em conta que toda pessoa física que explora atividade comercial de forma habitual com pretensão de obter lucros é equiparada a pessoa jurídica. (RIR/1999, art. 150, § 1º, incisos I a III.)

Neste caso minha declaração deve ser via Carnê-Leão mensalmente, correto?

Sendo assim, como declarar os valores recebidos pelo ML (Mercado Livre)? O valor das vendas depositado em meu MercadoPago deve ser declarado como rendimentos recebidos por Pessoa Jurídica? Ou devo declarar esses depósitos como rendimentos recebidos de pessoa física?

Sinceramente estou a meses procurando estas informações.

1 Curtida

Olá @jaspers, seja bem vindo à comunidade Leoa!

Essa é uma questão bem recorrente de quem recebe através dessas plataformas intermediadoras;

O processo correto é primeiro entrar em contato com a equipe do Mercado Livre questionando e/ou solicitando o informe de rendimentos, note que é o interesse do informe é sobre os rendimentos de venda e não da conta do Mercado Pago;

Se o Mercado Livre fizer alguma retenção de Imposto de Renda sobre suas vendas, bem provavelmente eles emitirão esse documento;

Caso não, esses valores que recebe devem ser declarados mensalmente via Carnê Leão, eles podem ser informados como recebimentos de pessoa física ou como “outros”, ao cadastro de recebimento de pessoa física, o software, inclusive a versão WEB, aceitam a inclusão sem a informação do CPF.

Espero ter lhe ajudado :cowboy_hat_face:

Para mais dúvidas clique no Banner abaixo!

[Group 507 (2) ]

Boa tarde Alisson!! O meu caso é parecido com esse. Vendo 12mil por mês(total das duas plataformas) no mercado livre e shopee como CPF, porém já declaro imposto de renda( pessoa física) do meu serviço, aproximadamente 50 mil anual. Minha dúvida é se terei que pagar algum tributo das vendas on-line. Obrigado

1 Curtida

Olá @Guilherme, seja bem vindo á comunidade Leoa!

No caso você deverá fazer a apuração do carnê leão afim de apurar o lucro que você tem com o Mercado Livre;

Os lucros serão somados ao seus rendimentos do trabalho e gerarão um novo imposto, dependendo do valor sua declaração pode passar de uma restituição para Imposto a pagar.

Espero ter ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 507 (2)

Entendi, obrigado

Achei que esses 12 mil brutos se enquadraria nos 35 mil que ficam isentos.

1 Curtida

olá , minha esposa tem o trabalho fixo dela e vende no mercado livre, já faz a declaração de importo de renda dela 40.000,00 anual e está vendendo uns 2000,00 por mês no mercado livre. como declarar essas vendas via carne leão ou ganho de capital? estou confuso de fazer isso, poderia me dar esse esclarecimento?

1 Curtida

Olá @Heitor, tudo bem? Seja bem vindo á comunidade Leoa!

Respondendo suas dúvidas e as dúvidas do @Guilherme;

A pessoa física terá tratamento de pessoa jurídica quando colocar em prática qualquer atividade econômica civil ou comercial, através da venda de bens ou serviços com a intenção de conseguir lucro

Há Decretos que dizem que a pessoa física que não tem relação empregatícia não pode ser equipara a pessoa jurídica;

As vendas no Mercado Livre podem ser consideradas como revenda com o intuito de obter lucro, sendo considerada uma renda ativa, sujeita ao preenchimento de carnê leão mensal;

Para quem declara o Imposto de Renda anualmente, pode incluir esses valores como rendimentos autônomos na própria declaração do Imposto de Renda;

A questão de venda do mercado livre entrar no GCAP e com isenção de venda de até R$ 35.000,00 é pouco complicada, a legislação aborda que bens pequenos entram na condição de isenção, porém se analisada a condição da venda, que é considerada uma revenda, constante, equiparada à uma pessoa jurídica, talvez o GCAP não seja apropriado, mesmo dentro da legislação;

Muitas situações parecidas podem ter embasamento legal, porém pode haver um entendimento diferente pelo sistema jurídico Brasileiro.

Pensa que estranho, no ponto de vista da Receita, você recebe do seu emprego normal R$ 40.000 anualmente, e você tem lá a sua alíquota de Imposto de Renda, e mensalmente, você vende cerca de R$ 30.000,00 em produtos pelo Mercado Livre, considerando sua margem ser de 100%, você teria um ganho mensal de R$ 15.000,00 pelo Mercado Livre, e você todo mês seria isento de Imposto de Renda, mesmo recebendo essa quantia adicional, ao meu ver não faz sentido tributário.

no carne leão eu lanço essas vendas como?

1 Curtida

O código do recebimento é o 1000, e você deverá criar um código de despesa dedutível do custo de aquisição da mercadoria a fim de tributar apenas o lucro.

sou um pouco leigo nisso, vc tem um consultoria mais particular , para que eu possa aprender os detalhes disso? se tiver quanto custa? e como funciona ?

1 Curtida

Mandei uma mensagem no privado Heitor! Veja lá.

Também gostaria de saber mais detalhes, sobre essa consultoria, pois não estou sabendo o que fazer. Obrigado

1 Curtida

Eu e minha esposa somos servidos públicos federais e fazemos uma renda extra comprando produtos e ganhando milhas e vendendo esse produto abaixo do valor de compra, porém o nosso lucro vem da bonificação das milhas. Mas agora estamos movimentando muito nossa conta e cartões no banco e comprando muitos produtos, principalmente iPhones.tivemos um realato de uma pessoa no DF que recebeu uma multa e impostos a pagar no valor de R$50.000,00. Como eu faço se meu lucro vem das milhas e vendo menos de 35.000,00 por mês ?

1 Curtida

Olá @Jarbas, tudo bem? Seja bem vindo à comunidade Leoa!

Bom, pelo entendimento contábil podemos definir de suas operações como:

Compra de produtos: Custo de aquisição;
Venda dos produtos: Faturamento bruto;
Milhas ganhas: Rendimento líquido.

Você deverá preencher o Carnê Leão para cada operação citada acima separadamente:

As compras e ganho de milhas devem ser lançadas separadamente, o custo deve ser incluso no livro caixa e deduzido dos rendimentos.

Se quiseres uma apresentação e consultoria específica para o seu caso, posso elaborar, só precisa me enviar mensagem aqui pelo privado!

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face: