Venda imóvel e irpf

Bom dia, minha prima herdou 5 imóveis, um deles, pode vontade própria permite que a minha mãe fique recebendo o aluguel, o imóvel entrou para venda e ela passou uma procuração para minha mãe vender, assinar, pagar, receber desse imóvel. O valor declarado é 133 mil e o valor de venda é 180 mil, tem a corretagem para ser retirado do valor na hora de fazer o ganho de capital. Porém, esse valor da venda, entrará na minha poupança 100 mil e o restante na conta da minha mãe (que possui procuração pública). Como declaramos eu e minha mãe? E a minha prima?

1 Curtida

Boa tarde, Carol.

O correto é sua prima declarar o valor desses imóveis em rendimentos isentos > 14 - transferências patrimoniais - herança e doação.

Depois declarar em bens, cada imóvel recebido na herança, com saldo inicial zero e saldo final o valor do imóvel herdado.

Quanto ao imóvel que ela cedeu à sua mãe, declarar saldo final zerado em bens (se for em ano posterior ao do recebimento da herança, o saldo inicial será o valor herdado).

E na descrição do bem, informar que o imóvel foi doado à sua mãe e você, detalhando nome completo e CPF. (Ou apenas para sua mãe, porém depois sua mãe precisará doar para você o valor da venda do imóvel, caso você não seja dependente dela na declaração do imposto de renda).

Na declaração do imposto de renda de vocês, apontar em rendimentos isentos > 14 - transferências patrimoniais - herança e doação, o valor do imóvel recebido de sua prima, e declarar em bens o imóvel.

Na venda desse imóvel, caso vocês não possuam nenhum outro imóvel residencial em seus nomes, a venda ficará isento do imposto de renda, uma vez que qualquer venda de único imóvel residencial no valor igual o menor que 440 mil reais, está isento do imposto de renda.

Lembrando que doações são isentos do imposto de renda, mas estão passíveis de outro imposto, o ITCMD, que se trata de um imposto estadual, e que varia para cada estado!

Caso o custo com ITCMD, seja superior ao imposto de renda sobre o ganho de capital (no caso de não conseguirem a isenção citada acima) convém realizar a venda do imóvel em nome da sua prima, pagar o imposto de renda sobre o ganho de capital, e então doar o dinheiro para você e sua mãe!

Até mais!

Ganho de capital

1 Curtida