Venda de imóvel com compra de novo e doação para filhos

Vendi um imóvel de minha propriedade em 2021 no qual meus dois filhos moravam e usei 92% do valor da venda para comprar outros dois imóveis residenciais dentro de 180 dias. Um para cada filho. (92% sendo: compra + escrituração). Os imóveis comprados fiz doação para eles e a escritura já saiu em seus respectivos nomes. Obtive lucro de 35% entre o valor de construção (imóvel financiado) em relação à venda. Moro em outro Estado em um apartamento que está escriturado em meu nome. Preciso recolher imposto de renda? sobre quais valores?

1 Curtida

Olá @Oneide_Antonio, tudo bem com você? Seja bem vindo á comunidade Leoa!

Você precisa sim recolher o Imposto de Renda, a isenção integral do valor só é atingida quando utiliza todo o valor da venda na aquisição de novos bens residenciais;

Como você aportou apenas 92% do valor, o ganho de capital será proporcional em 8%, considerando os fatores de redução da base de cálculo, esse valor será ainda menor. Algo em torno de 2,8% do valor de venda.

Caso precise de ajuda para o preenchimento dessas informações necessárias, realizamos esse tipo de serviço. Podes clicar abaixo no banner e conversar com uma de nossas atendentes!

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 510