Sobre compra de bitcoins

Digamos qui eu comprei 20$ reais de bitcoins devo declarar?
Ou tem um valor específico de compra para poder declarar?

1 Curtida

Olá Cristian,

Somente ter bitcoins ainda não o torna obrigado a declarar o Imposto de Renda.

Verifique se você se encaixa nos outros critérios, que te obrigam lendo aqui este tópico.

Se você está obrigado a declarar, informe qualquer quantia do bitcoin na sua declaração, isto é uma recomendação, porque oficialmente, a Receita Federal diz que você é obrigado a informar na declaração quantias acima de 5 mil reais.

Recomendamos colocar qualquer valor que você tem, pois já que está declarando toda sua vida financeira isto evita futuros problemas.

Investimentos

1 Curtida

Lembrando que uma vez obrigado a declarar você declara todas criptos com valor superior a 5 mil;

Sobre o fato gerador da obrigação, é caso você tenha mais de R$ 300.000,00 em criptos ou tenha feito venda e permutas de valor superior a R$ 35.000,00 em algum mês.

1 Curtida

Alisson aproveitando a pergunta do Cristian que foi feita. Porque duvidas tenho um monte, kkkk. Mas enfim se eu comprei Bitcoin em janeiro de 2022 e ainda não declarei mês a mês, como li em vários site dizendo que todo ativo global e ações tem que fazer mês a mês e se ultrapassar os 10 reais em taxas e impostos tenho que emitir a DARF, eu tenho que declarar essas Bitcoin de 2022 agora na Declaração de 2021? Já que apenas comprei ou entrego a minha Declaração com tudo que foi feito somente dos ativos comprados de 2021 e as compras de ativos de 2022 eu faço depois no Carne Leão e Declaro em 2023?

1 Curtida

Olá @MarliFLFattori, tudo bem?

Na verdade para as Bitcoins o tratamento é diferente, você só fará algum recolhimento de imposto caso o total de vendas e permutas ultrapasse de 35 mil reais dentro de um mês. Ao contrário, só irá declarar a custódia dessas criptos no ano seguinte da operação. No caso se operou em 2022 e vendeu sempre abaixo da isenção, só declara e, 2023 o que fechou em 31/12/2022.

1 Curtida

Oi Alisson bom dia! Ok entendi, muito obrigada!