Se o valor no recibo do carro está menor, pode dar problema na declaração de IR?

Olá, comprei um carro e a pessoa que vendeu quer colocar um valor menor no recibo. Se eu aceitar, pode dar problema no imposto de renda?

obrigada

1 Curtida

Olá @alicia-analu, seja bem vinda a comunidade Leoa!

Sim, pode haver divergências entre o valor pago e o valor que entrou em seus bens, o correto mesmo é a pessoa de quem você comprou declarar o valor de recibo igual ao valor que foi pago;

O correto é declarar pelo valor que você comprou, se ele te emitiu um recibo com valor inferior e você fez o pagamento através do banco, a própria transferência bancária já comprova o valor pago no veículo;

Caso o pagamento tenha sido feito em dinheiro em espécie, aí não há comprovação exceto a do Recibo;

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 510

1 Curtida

Ola @Alisson boa noite, estou com uma dúvida aqui e queria ajuda, por exemplo como ela perguntou comprei um carro e já passei o dinheiro, mas o fornecedor disse que não pode colocar o preço que paguei no carro no recibo, eu queria saber se poderia entrar na justiça com isso, e se tem algum artigo na constituição federal que me ajudaria, como poderia fazer isso?
Obrigada :sparkling_heart:

1 Curtida

Olá @damaris, tudo bem com você? Seja bem vinda á comunidade Leoa!

Acredito que o mais adequado pra essa situação seria consultar com o seu advogado que poderá te aconselhar qual a melhor atitude tomar em uma situação como essa.