Restituição IR - 2020

Olá pessoal!

Sou declarado como dependente no IR, em 2019 comprei 3 ações(menos de 100R$ no total) e não vendi, logo somente deveria declarar e não pagar nada, porém não foram declarados no IRPF 2020. Como “acertar” isso? Devo fazer a retificação da declaração da minha mãe para adicionar essas ações ou posso adicionar no preço médio desse ano as que aumentei a posição em 2020?
Caso eu deva fazer a retificação, isso por algum acaso pode influenciar na restituição que minha mãe já recebeu?

Obrigado desde já!

1 Curtida

Olá @Igor, seja bem vindo à comunidade!

Se a única informação que não foi declarada foi a parte das compras de ações, não teria nenhum problema em retificar;

O correto é adicionar as ações ao preço médio no ano em que foram adquiridas, ou seja, 2019, tendo que retificar a declaração de 2020 para inclusão desses valores;

Como disse, caso o único valor seja da compra de ações, não influenciará na restituição que sua mãe recebeu, apenas os casos onde você possua alguma renda onde mude a base de cálculo do Imposto de Renda.

Espero ter solucionado sua dúvida. Caso ainda à tenha, ou alguma outra, podes perguntas aqui mesmo na comunidade que iremos lhe responder! :cowboy_hat_face:

1 Curtida

Entendi, muito obrigado! Tenha uma excelente semana! :grin:

1 Curtida