Regras para Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física de 2022

A Receita Federal lançou no ar as Regras para Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física de 2022

Olá Pessoal, tudo bem?

Ontem, dia 24 de fevereiro a Receita Federal divulgou as datas de entrega da Declaração de IRPF de 2022 e algumas novidades. Se liga:

Prazo de envio da Declaração de IRPF 2022

O contribuinte poderá entregar a declaração a partir das 08 horas da manhã de 07 de março até o dia 29 de abril as 23h59 de 2022.

Após o dia 29 de abril, a entrega poderá ser feita, porém será incidida a multa de atraso de entrega, que é gerada automaticamente.

Quem está obrigado a Declarar o Imposto de Renda em 2022

• Quem possuiu em 2021 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;

• Quem obteve em qualquer mês de 2021 ganho de capital sobre venda de bens e que estão sujeitos a incidência de imposto;

• Quem investiu qualquer valor na Bolsa de Valores;

• Quem teve em 31/12/2021 propriedades e diretos acima de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais);

• Quem teve receita bruta com atividades rurais acima de R$ 142.798,50;

• Quem recebeu rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte, onde a soma foi R$ 40.000,00;

Sobre as Deduções

Para a Declaração de 2022, as deduções serão:

• Para os dependentes estão limitadas a R$ 2.275,08 por dependente, lembrando que os dependentes para constarem na declaração devem obrigatoriamente ter CPF.

• Na educação, que podem ser gastos até R$ 3.561,50 no ano por pessoa;

• O limite de dedução para quem utilizar a Declaração em modelo simplificado, será de R$ 16.754,34.

• A Receita não divulgou as deduções sobre saúde, que até 2021 não possuía limite de dedução, portanto, segue a mesma regra.

O que mudou?

Novidades foram divulgadas então nesta nota da Receita:

• O pagamento da Restituição via PIX;

• Pagamento de DARF via PIX;

• A Declaração Pré-preenchida.

Explico:

O pagamento da Restituição via PIX

A Receita poderá fazer o pagamento da restituição do IR aos contribuintes que tiverem o CPF como a chave do PIX. E muita atenção nesta hora: Não será possível informar outras chaves que não seja o CPF, como telefone, e-mail ou chave aleartoria.

Muitas pessoas podem se confundir e pensar que ao fazer o depósito por pix, vai receber no momento da entrega da declaração os valores. Não, ok? Os valores da restituição serão recebidos conforme o cronograma postado abaixo. Somente a operação, ao invés de ser um depósito na sua conta corrente, será via pix.

Pagamento de DARF via PIX

Você poderá pagar seus impostos via pix através do QR CODE que estará na própria DARF gerada automaticamente.

A Declaração Pré-preenchida

Pode ser obtida a declaração com as suas informações básicas para quem possuir o cadastro único do governo, o gov.br no nível ouro e prata. Entrando no portal você consegue acessar sua declaração ou também nestes outros canais:

• No Portal e-CAC;
  • No computador no programa do IRPF 2022;
  • E no app Meu Imposto de Renda.

Fique atento(a) as informações pré-preenchidas! Você pode fazer alterações caso necessário.

Cronograma de Restituição

A restituição em 2022 será paga em 5 lotes. Começando com o primeiro lote em maio e terminando em setembro. Segue as datas detalhadas abaixo:

• 1º lote - 31 de maio de 2022;
  • 2º lote - 30 de junho de 2022;
  • 3º lote - 29 de julho de 2022;
  • 4º lote - 31 de agosto de 2022; e
  • 5º lote - 30 de setembro de 2022.

E estas são as informações para quem precisa declaração de IR de 2022. Qualquer outra atualização estaremos postando aqui para vocês :smiley:

Fiquem a vontade para tirar suas dúvidas aqui abaixo e também saber mais no nosso canal do youtube, onde possui diversos conteúdos bacanas do IR!

Group 1713 (1)

1 Curtida

Eu gostaria de saber como proceder sobre o imposto de renda do daytrade com dívidas de um ano para o outro veja:

Eu durante os meses de abril a dezembro de 2021 perdi R$ 4.000, mas entre

as percas tive alguns ganhos, e esses ganhos geraram IRF. Bem eu fiz a

declaração e informei todos os prejuízos, e informei também o valor do

imposto retido na fonte pela B3 dos ganhos obtidos durante o ano.

A pergunta 1 é:

Na próxima declaração 2023 quando eu abria a ficha de

preenchimento o sistema vai reconhecer e deduzir os prejuízos dos lucros

obtidos, por que lá está escrito prejuízos a serem compensados?

Outra pergunta

Pergunta 2:

No mês de março eu tive lucro de R$ 147,64 eu calculei 19% da daf. E paguei

os R$ 28,60. Não sabia que calculava os 20% e depois descontava os valores

retidos na fonte que estavam nas notas de corretagem, agora ao preencher

a ficha o sistema mostrou que o valor a ser pago era R$ 29,52, mas depois

que eu coloquei os valores retido na fonte o sistema mostrou que deveria

ter sido pago realmente era R$26,46. como eu já tinha pago R$ 28,60 eu tenho um saldo de R$2,14 a receber da receita.

Tem problema eu deixar essa diferença R$ 2,14 a meu favor esquecida para a receita?

Obriga pela atenção.

Sinval Santos.

Olá @sinval

Se Importar a declaração de um ano pro outro e não aparecer inclua manualmente o prejuízo acumulado de dezembro em janeiro;

Não tem problema nenhum, o problema é caso você recolha Imposto a menos, recolher a mais a Receita nunca vai pelejar.

Beleza, Alisson, entendido, muito grato.

Vendi um único imóvel por 430.000,00 em 2021.
Em que campo do IR eu declaro?