Permuta de imovel

Adquiri um apto ( dei uma casa como parte do pagto, uma quantia em dinheiro e financiei o restante) Posso declarar no imposto de renda: excluindo a casa permutada e incluir o apto.?

1 Curtida

Olá @cristina, seja bem vinda à comunidade;

O tratamento que você deve fazer para a casa é zerar o saldo final da cada;

O tratamento que você deve fazer com o apartamento é deixar o saldo inicial zerado e para o saldo final você deve somar o valor de permuta da casa + o valor pago em dinheiro + o valor pago à titulo de financiamento no ano;

Atente-se também que a permuta da casa também possui um valor e esse valor deve ser utilizado para apurar se houve lucro ou perda. Você deverá utilizar o programa GCAP para saber o resultado dessa operação, apenas referente à casa. Confira Ganho de Capital - Perguntas e respostas e Diferença GCAP e PGD

Esperto ter te ajudado! :cowboy_hat_face:

1 Curtida

Não respondendo o Alisson, mas aproveitando para perguntar se na minha declaração o valor do apto que permutei for maior do que tenho declarado preciso utilizar o GCAP? pois o meu apto valia 250.000,00 como esta sendo declarado e permutei por 230.000,00.

1 Curtida

Sim @Betania94, nesse caso não precisará utilizar o GCAP pois o mesmo é valido apenas para os ganhos de capitais;

Como a permuta foi menor que o valor contábil do bem, logo teve uma perda, que obviamente não é tributável.

1 Curtida