Perguntas e Respostas IRPF 2021

Perguntas e Respostas sobre o Imposto de Renda de Pessoa Física de 2021, ano base 2020

Olá Pessoal, tudo bem? Vamos retirar dúvidas mais frequentes sobre o IRPF de 2021 e caso sua pergunta não esteja entre elas, fiquem à vontade para perguntar abaixo.

1. Não declarei o Imposto de Renda em 2021, o que fazer?

Se você esteve obrigado a declarar o IR em 2021 (veja se você se enquadra nas obrigações clicando aqui), que, foi referente às suas operações, rendimentos e despesas do ano de 2020, deve então enviar a declaração o quanto antes. Isto porque a Receita Federal pode identificar (através do seu CPF) que você movimentou durante o ano e te cobrar por isso.

2. O que acontece se eu não declarar o Imposto de Renda de 2021 atrasado?

Se a RF identificou que você precisa fazer a declaração então você deve entregar o quanto antes, neste caso você receberá uma notificação e seu CPF torna-se pendente de regularização. Veja o que pode acontecer em mais detalhes:

- Notificação

A notificação é feita pelo código postal do E-cac (Portal Online da Receita Federal). Nela consta que você precisa enviar sua declaração e lhe dá um prazo para isto.

- Multas

Há multa pelo atraso de entrega da declaração que é de no mínimo de R$ 165,74 e ainda é calculado 1% ao mês, sobre o total do imposto devido que foi apurado na sua declaração. Ela começa a contar desde o primeiro dia após o encerramento do prazo de entrega das declarações. Em 2021, começou a contar no dia 01 de junho.

- CPF Pendente de Regularização

Não entregar a Declaração sendo obrigado a declarar torna o status do seu CPF como “CPF pendente de Regularização” deixa você impossibilitado de realizar coisas como:

  • Emitir passaportes;
  • Abrir contas em bancos;
  • Emitir cartões de créditos;
  • Realizar financiamentos;
  • Receber auxílios governamentais;

Entre outros.

3. Como resolver problemas de entrega de atraso e CPF Pendente de Regularização?

Se você então não entregou a declaração e quer ficar regular com a Receita Federal, baixe o programa do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021 e faça o envio o mais rápido possível. Se foi de outros anos, baixe o programa referente ao ano que precisa enviar. No momento da transmissão, será gerado então a Notificação de atraso juntamente com o DARF de pagamento da multa.

Após o envio, continue monitorando pelo E-cac e verifique se a RF recebeu.

Se você acha muito complicado, nossa equipe na Leoa te ajuda com fazendo a declaração e a transmissão, retirando todas as suas dúvidas sobre o processo. Só clicar aqui e preencher o formulário que entramos em contato.

4. Entreguei a declaração de 2021 e não recebi a minha restituição, o que fazer?

Se você possui restituição a receber, consulte primeiramente na página de consultas da Receita Federal que é este aqui. Informe seu CPF sem pontos e traços e sua data de nascimento completa com a “/”.

Nesta consulta você poderá verificar o status da restituição, alguns destes são:

Em Fila de Restituição: A RF ainda vai depositar o valor da sua restituição.

Com Pendências: Significa que a Receita Federal encontrou erros ou incoerências no processamento da sua declaração, então é necessário verificar.

Base de dados da Receita Federal: Neste caso há indícios que ela ainda analisa a sua declaração ou identificou alguma inconsistência na mesma, por isso que a restituição não foi liberada. Orientamos a consultar no E-cac. (Muitas vezes este status também aparece para pessoas que estão na malha fina).

Creditada: Você já recebeu esta restituição e a Receita ainda informa o banco, a agência e a data que foi feito o depósito. Se o status está dessa forma, verifique com seu banco o recebimento.

Aguardando reagendamento pelo contrubuinte: Possuindo este status, a RF sinaliza que não foi feito o depósito e isso ocorre por alguns motivos, os mais comuns são:

Erro nos dados bancários;
Conta de outro titular;
Conta de tipo salário.

Para corrigir, há 3 opções:
:black_small_square:Alterar os dados no portal do E-cac;

:black_small_square:Ligar para o Banco do Brasil no número 4004-0001;

:black_small_square: Ir até uma agência do BB mais próxima com o recibo e documentos pessoais em mãos.

Depois desta breve consulta você pode:

Verificar a sua restituição não recebida no E-cac e constatar se há alguma pendência que está impedindo você de receber o valor.

:white_check_mark: Se sim, ao regularizar você receberá o valor nos lotes residuais, que ocorrem sempre no próximo mês após a data do último lote divulgado pela receita, no ano de 2021 o último lote de recebimento da restituição foi em setembro, portanto os lotes residuais começaram a valer em outubro do mesmo ano e podem se estender durante os próximos meses.

:x: Se não, vá até a Receita Federal mais próxima da sua casa e tente esclarecer o que aconteceu.

5. Como acessar a declaração e o recibo de 2021?

Há algumas maneiras de acessar a sua declaração em formato PDF e seu recibo.

A primeira delas é acessar o programa da Receita Federal na qual você enviou a declaração e procurar na sessão imprimir, ao lado esquerdo da tela, qual deseja abrir e realizar a impressão, você vai poder salvar o arquivo em PDF ao abri-lo.

A segunda forma é ir ao E-cac :arrow_right: Clicar em * [Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF) ao lado esquerdo da tela :arrow_right: Selecionar o ano na barra superior :arrow_right: e procurar na sessão de documentos o que você deseja.

*Lembrando que a declaração só pode ser impressa pelo e-cac se possuir o Certificado Digital. Caso não tenha, recorra a primeira opção de impressão que citei acima.

image

6. Como retificar minha declaração de IR de 2021?

Se você precisa adicionar, retirar ou corrigir os dados da sua declaração, você precisa retificar no mesmo programa que você enviou os dados, o programa do IRPF 2021.

Quem fez a declaração na Leoa, fala com a gente no chat que te ajudamos :grinning:

Pra se preparar para 2022, veja o tópico que orienta a pesquisar os documentos para declarar o IR, nos acompanhe aqui na comunidade e no nosso canal no YouTube.

Até mais!

Group 1714

1 Curtida