Pensão Alimentícia não dedutível

Como devo eu e minha filha devemos declarar a pensão alimentícia, não dedutível, paga a minha filha? Lembrando, que por eu ter declarado como não dedutível paguei imposto e na declaração dela foi declarado recebimento isento, doação.

2 Curtidas

Olá @adriano, tudo bem? Seja bem vindo à comunidade Leoa!

Certo, o pagamento da pensão alimentícia é sim dedutível do seu Imposto de Renda, na hora de declarar, o valor pago é o valor que você pagou no ano a titulo de pensão para sua filha;

No campo de parcela não dedutível/valor reembolsado é os valores que não são considerados como parte da pensão, por exemplo, caso você pague à ela alguma ajuda de custo que não é exigida pela pensão, esse é um valor não dedutível.

Ja sua filha, na declaração dela, deverá declarar a pensão recebida como rendimento tributável, e não como isento, visto que a pensão, se superior a R$ 1903,98 ela deverá elaborar o Carnê Leão e fazer o recolhimento do Imposto de Renda.

Se ela estiver como dependente na declaração de alguém, deve ser adicionado indiferente os valores que ela recebe como pensão, sempre em rendimentos tributáveis.

Na sua declaração você deverá declará-la como alimentanda.

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 507 (2)

1 Curtida