O que significa DARF?

Olá Pessoal, tudo certo?

Hoje vim explicar algo muito falado e comum dentro do universo do Imposto de Renda, mas nem todos sabem o que é. Afinal, o que é DARF?

O que é?

O DARF é a sigla utilizada para dar nome ao Documento de Arrecadação de Receitas Federais que é emitido pelo Ministério da Fazenda e Secretaria da Receita Federal.

Por isso, todos os tributos arrecadados por esses órgãos utilizam o DARF.

Sendo assim, impostos pagos à Receita, como é o caso do Imposto de Renda, são feitas através deste documento.

Quais os tipos de DARF?

O comum e o simples.

O DARF Simples é utilizado no caso de pessoas jurídicas que se encaixem no regime do Simples Nacional e realizam o pagamento unificado dos tributos

O DARF Comum é utilizado por pessoas físicas e jurídicas que devem receitas federais.
No caso do Imposto de Renda, o DARF utilizado será o Comum, mesmo que o pagamento seja realizado com atraso.

Exemplos de onde você vai ter contato com o DARF

  • Se você investe na Bolsa de Valores e vendeu mais de R$ 20 mil em 01 mês, vai precisar apurar o lucro e gerar o DARF para pagar os impostos devidos;

  • Também se utiliza quando você finaliza o Ajuste Anual ou a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e possui imposto à pagar: você vai baixar ou imprimir o DARF para fazer o pagamento deste imposto.

Onde gerar o DARF?

Em casos em que o contribuinte precisa gerar o DARF, como por exemplo, no caso das ações escrito acima, você deve acessar o Sicalc (baixar o programa ou utilizar o sicalcweb) e informar os campos pedidos.

Consegui esclarecer sua dúvida? Se não, deixe sua pergunta abaixo!

IR

1 Curtida