O que precisa para declarar Imposto de Renda 2021?

Olá pessoal da comunidade, como vão?

Este tópico é para retirar esta dúvida, principalmente para aqueles que irão declarar o Imposto de Renda pela primeira vez.

É preciso se preparar com alguns documentos que a Receita Federal pede na hora do preenchimento.

Para declarar o Imposto de Renda, você deve entrar no site da Leoa fazer o login e começar a responder as perguntas que a plataforma irá fazer de acordo com a declaração de IR.

Para preencher a declaração, você deve separar:

• Documentos de identificação, como CPF;
  • Título de eleitor;
  • Dados residenciais e profissionais;
  • CPF do cônjuge e CPF de dependentes, caso haja;
  • Informe de rendimentos - informados pelas empresas em que você trabalhou no ano anterior - e contendo dados como rendimentos pagos ao longo do ano, impostos retidos na fonte, INSS, entre outros;
  • Comprovantes de rendimentos do cônjuge, se a declaração for conjunta;
  • Comprovantes de rendimentos de dependentes que têm renda, caso haja;
  • Informes de rendimentos de instituições financeiras (bancos, corretoras etc);
  • Informes de compra ou venda de ações - ou outras operações;
  • Recibos e notas fiscais que comprovam despesas médicas ou com educação;
  • Documentos que comprovem a compra ou venda de bens;
  • Documentos referentes à pagamento de pensão alimentícia, doações, herança, empréstimos, consórcio, entre outros;

A declaração do ano anterior também pode ajudar na hora do preenchimento, sendo ela em formato DEC, PDF ou impressa.

Caso não tenha feito muitas alterações em relação a declaração anterior, você pode importar o DEC e o PDF na plataforma da Leoa e preencher os campos que você ache pertinente modificar. Legal, né?

Qualquer outra dúvida, estaremos à disposição para responde-la! Conte conosco! :grinning:

1 Curtida

Me separei em 2020 e a guarda do meu filho de sete ano ficou comigo. Mas a mãe dele, paga pensão todo dia 05. Tenho dúvida se eu ou minha ex deve declarar meu filho como dependente.
obrigada

1 Curtida

Olá Joaquim, como vai?

A sua ex-esposa não pode declarar o filho como alimentando (pessoa que recebe pensão) e como dependente. Você que deverá informar o dependente na declaração. Além disso você deve informar estes valores recebidos.

Neste nosso post no blog explicamos melhor sobre isso Alimentando no Imposto de Renda: quais as regras para incluir | Leoa

1 Curtida

oi boa tarde. Perdi meu título de eleitor e a receita federal fica longe da minha casa. nao sei se consigo emitir outro. sou obrigada a informar esse número do título na declaração?

1 Curtida

Bom dia @natalia_p que pena que isso tenha acontecido com você :pensive:;

A primeira coisa antes de tudo, caso ainda não o tenha feito, é registrar um Boletim de Ocorrência pela perda do seu título de eleitor;

Infelizmente você é obrigada informar esse número na sua declaração, mas não se preocupe, há outras formas de você encontrá-lo;

A forma mais rápida para a consulta do número é pelo link Consulta título de eleitor, só precisa informar os dados e terá seu número de Inscrição. A outra forma é pelo aplicativo do título de eleitor digital.

Esperamos que tudo dê certo para você, e caso precisar de alguma ajuda da Leoa pode entrar em contato em qualquer uma das nossas mídias sociais, será um prazer tê-la como nossa cliente.

1 Curtida

Olá @joaquim06, tudo certo?

Conforme a @DeboraLevien orientou qual procedimento deve ser realizado no seu caso, posso te dizer que realmente é uma dúvida muito comum e confunde bastante, “Dependente ou alimentando?”

Simplificando, dependente é qualquer pessoa que dependa da SUA renda para sobreviver, isso pode incluir, filhos, familiares, pessoas que você possa comprovar que dependem de você.

Em casos onde é pago pensão alimentícia, pode-se pensar que a pessoa é sua dependente, mas nesse caso, e apenas nesse, essa será sua alimentado. O próprio nome é sugestivo para esse caso, alimentando = pensão alimentícia.

Espero que tenhamos ajudado você com suas dúvidas! :wink:

1 Curtida