O que pode ser deduzido do Imposto de Renda 2021?

Sejam muito bem-vindos à comunidade da Leoa. Este tópico é sobre despesas dedutíveis do Imposto de Renda.

Muitas pessoas tem dúvidas sobre este tema, e afinal, o que pode ser deduzido do Imposto de Renda?

É importante que todo contribuinte analise seus documentos, gastos e rendimentos para possibilitar maior dedução e, consequentemente, menos imposto a pagar. Entre os gastos que podem ser deduzidos do Imposto de Renda - desde que comprovados -, estão:

Saúde: as despesas com saúde, do contribuinte e de seus dependentes, se tiver, podem ser deduzidas do Imposto de Renda. Não existe limite de dedução quando se trata de gastos com médicos e dentistas, desde que não seja para fins estéticos. É importante que o contribuinte guarde todos os recibos para poder comprovar na hora da declaração;

Educação: os gastos com educação também podem ser deduzidos no Imposto de Renda, mas com um valor limite de R$ 3.561,50 por pessoa. Apesar disso, o contribuinte deve declarar o valor total do gasto com escola ou faculdade para que não haja desconformidade com as informações da instituição de ensino. São dedutíveis apenas despesas com mensalidades de escolas, do ensino infantil ao médio, faculdades e universidades, de graduação a doutorado e especializações e cursos técnicos e profissionalizantes;

Previdência privada: previdência privada ou complementar também podem ser deduzidas do IR. Nesse caso, até 12% do valor total de investimentos feitos ao longo do ano-calendário podem entrar na dedução e diminuir os tributos a serem pagos. Essas regras também se aplicam ao Fundo de aposentadoria programada individual (Fapi);

Pensão alimentícia: não existe quantia limite para abater o valor da pensão alimentícia no Imposto de Renda, desde que ela tenha sido proposta por um juiz;

Livro-caixa de profissionais liberais ou autônomos: as despesas registradas no livro-caixa em decorrência do exercício desses profissionais também podem ser deduzidas. É possível declarar todas os gastos essenciais para a realização do trabalho, como aluguel, conta de água, luz e telefone e os tributos pagos para o desempenho da atividade, como IPTU, ISS ou até o INSS do profissional autônomo, caso ele contribua com o carnê avulso;

honorários advocatícios (em caso de verba tributável): se o contribuinte teve despesas com um advogado e ganhou algum rendimento tributável em razão da ação, pode abater o valor gasto com os honorários no IR;

Despesas de quem recebe aluguel: os contribuintes que alugam um imóvel próprio podem deduzir as despesas com IPTU, condomínio, locação de imóvel sublocado ou despesas com cobranças e taxas - desde que os gastos possam ser comprovados;

Doações: doações a instituições que se encaixam nas regras de doações incentivadas do Governo Federal podem ser abatidas em até 6% do imposto devido

1 Curtida

Olá, poderiam me responder esta dúvida? O que e parcela a deduzir no Imposto de Renda? obrigaDO

1 Curtida

Oi Joaquim, tudo bem com você?

Sobre a sua pergunta: "O que e parcela a deduzir no Imposto de Renda?"

A parcela a deduzir é o desconto aplicado à base de cálculo do tributo.

Quanto maior a parcela a deduzir, menos impostos o contribuinte tem que pagar.

Espero ter esclarecido sua dúvida, mas caso queira saber mais sobre este e outros assuntos, acesse esse post do nosso blog: Parcela a deduzir :purple_heart: :smiley:

2 Curtidas

Inclui meus 2 filhos e 2 netos no meu plano de saúde que é descontado da minha folha de pagamento. meus filhos nao sao meus dependentes, pode deduzir todo o valor?

1 Curtida

Boa tarde @Clara, tudo bem?

Você só poderá deduzir as despesas de saúde e educação de quem está declarado como dependente.

Dependentes são aqueles que necessitam de sua renda para sobreviver, se o único sustento de algum de seus filhos e netos for sua renda, aí pode deduzir essas despesas.

Caso tenha ficado com mais alguma dúvida, não exite em perguntar aqui mesmo na comunidade! :cowboy_hat_face:

1 Curtida