Movimentação bancaria acima do limite

Prezados,

Tenho uma dúvida, com a pandemia, Meus Pais e meu irmão ficaram sem renda.

Então para correr atrás e conseguir sobreviver, eu consegui abrir um negócio Online para Meu pai e Meu irmão, entretanto, eu fazia os recebimentos e emprestei meu cartão para compras de material para fazer os lanches.

Resultado, movimentação de dinheiro na conta, um pouco acima do limite, visto que quase a metade são gastos com material, não são ganhos e provavelmente eu tenha que declarar imposto de renda, por que o Leão não se importa, mesmo sem esse dinheiro ser meu ![:disappointed_relieved:, e ainda vou correr atrás para resolver…

Estou desesperado e sem dormir direito !:persevere::persevere:

E para piorar eu recebo Bolsa de Estudo, o que soma ainda mais o volume, e faça os pagamentos de todas as contas da Familia, minha familia, não sabe nem agendar a vacinação, muitos menos mexer em um computador…

a maior parte do volume foi do meu irmão, que é MEI (motoboy), mas o único cartão que ele tem é nubank com R$200 de limite, e ele usou meu cartão para gastos pessoais, já que o dinheiro dele caia na minha conta.

Preciso pagar o IR ou posso recorrer a respeito ?

1 Curtida

Olá @alisonrmb, tudo bem? Seja bem vindo a comunidade Leoa!

Bom, embora a Receita Federal tem acesso a todo tipo de transação bancária, incluindo cartões, o simples fato de ter movimentado uma quantia acima do limite legal de isenção Imposto de Renda não gera a obrigação de declarar o Imposto de Renda;

Ao fazer essa afirmação é claro que devemos ser prudentes, se uma pessoa movimenta altas quantias mensais, realmente altas, essa pode passar por um processo de fiscalização, caso contrário, seria desinteressante para a Receita fiscalizar, isso do ponto de vista de custo financeiro pra realizar a fiscalização;

Jogando o pior cenário possível, que entre em processo de fiscalização a Receita não conseguiria comprovar que esses valores sejam fontes de alguma receita sua,;

De qualquer forma tente evitar essa situação, tente de alguma forma separar essas receitas e gastos que não são seus para a conta de seus parentes.

Espero ter lhe ajudado e te aliviado nessa situação! :cowboy_hat_face:

Sim, eu já estou formalizando tudo, criei contas para meus pais e meu irmão.

Eu sou estudante universitario, tenho uma bolsa auxilio moradia e alimentação.
E claro como eu sou baixa renda, nas horas vagas, formato um PC, e faço uns bicos, mas nunca chega a R$1000/mês.
O problema foi que inventei de comprar uma BDR da microsoft, 2 duas coca este ano, e vendi, ganhei menos de R$5 de lucro, pior burrada do mundo…

Resultado, sou obrigado a declarar, e para piorar, logo com os acontecimentos acima.
Queria ter feito está burrada no passado, onde não teve movimento na conta…

1 Curtida

Sobre a universidade a maioria das bolsas pra não dizer todas são isentas de Imposto de Renda, ou seja, não são rendimentos tributáveis.

Sim, eu fiz a simulação no app do IR, e lá mostra, até por que, é bolsa auxilio moradia e alimentação.
Mas veja isso, meus redimentos tributáveis em 2021, foram cerca de R$15.000, (não inclui a bolsa), Pademia: pessoas me chamando para formatar PC lento, instalar SSD, consertar impressora e entre outro.

Ai tudo bem, mas o grande erro, passaram cerca de R$25.000~R$30.000 (bruto) dos meus pais e meu irmão.
Totalizando algo em torno de R$40.000~R$45.000 em movimentação financeiro.
Paguei todas as faturas do cartão do meu pai, meu irmão movimentou meu cartão tbm…
Ou seja, me ferrei!

E minha duvida, eu fiz a simulação e deu o IR simplificado de menos de R$2000 (total anual)
E quero saber, é possível eu enviar o dinheiro para as contas deles e justificar isso no leão.
Ou corro risco de cair na malha fina, sendo assim, melhor pagar o imposto e chorar em 2022?