Malha Fina 2021
Olá, Pessoal! Sejam bem-vindos á Comunidade Leoa! Vou abordar um pouco sobre a Malha Fiscal, popularmente conhecida como Malha Fina.
O que é Malha Fina?
É quando a Receita Federal cruzou seus dados como por exemplo, instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e encontrou alguma inconstância com os dados declarados, ou seja, quando a Receita encontrou alguma divergência em sua declaração.
O que acontece se eu cair na Malha Fina?
A pessoa que cai na Malha Fina não consegue ter acesso à restituição do IR, pode ter seu CPF bloqueado e, pode ter que pagar multa para a Receita Federal.
Como saber se estou na Malha Fina?
Após enviar sua declaração, você pode acompanhar o status no site da Receita Federal no Portal do e-CAC. Se sua Declaração caiu na Malha Fiscal (Malha Fina), basta resolver as pendências e apresentar os documentos solicitados pela Receita, para que seja resolvida a situação.
Saiba mais clicando aqui Como consultar minha situação cadastral na Receita Federal?
Como evitar cair na Malha Fina?
Para evitar problemas com o Leão, verifique as informações antes de emitir sua Declaração.
Alguns erros que podem fazer você cair na malha fina são:
- Erro de preenchimento de informações;
- Divergência nas informações lançadas pelo contribuinte e pela fonte pagadora;
- Omissões de rendimentos financeiros.
- Despesas médicas não dedutíveis; Entre outros.
Verifique possíveis erros de preenchimento, como CNPJ da fonte pagadora; informes recebidos; Imposto de Renda Retido na Fonte; tenha atenção até mesmo na hora de digitar valores, inclusive centavos; esses são alguns erros mais comuns. E lembre-se, tenha sempre os comprovantes fiscais de tudo o que você declarar.
A Receita Federal possui muita eficácia no cruzamento de dados a fim de validar as informações então não omita e nem fraude dados, pois, o contribuinte poderá pagar multa e, em situações mais extremas pode ser acusado de crime tributário, e até mesmo ser preso por falsificação de documentos.
Faça parte da nossa Comunidade dúvidas e sugestões, deixe nos comentários abaixo, participe conosco