Malha Fina 2021

Malha Fina 2021


Olá, Pessoal! Sejam bem-vindos á Comunidade Leoa! Vou abordar um pouco sobre a Malha Fiscal, popularmente conhecida como Malha Fina.

O que é Malha Fina?

É quando a Receita Federal cruzou seus dados como por exemplo, instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e encontrou alguma inconstância com os dados declarados, ou seja, quando a Receita encontrou alguma divergência em sua declaração.

O que acontece se eu cair na Malha Fina?

A pessoa que cai na Malha Fina não consegue ter acesso à restituição do IR, pode ter seu CPF bloqueado e, pode ter que pagar multa para a Receita Federal.

Como saber se estou na Malha Fina?

Após enviar sua declaração, você pode acompanhar o status no site da Receita Federal no Portal do e-CAC. Se sua Declaração caiu na Malha Fiscal (Malha Fina), basta resolver as pendências e apresentar os documentos solicitados pela Receita, para que seja resolvida a situação.

Saiba mais clicando aqui Como consultar minha situação cadastral na Receita Federal?

Como evitar cair na Malha Fina?

Para evitar problemas com o Leão, verifique as informações antes de emitir sua Declaração.
Alguns erros que podem fazer você cair na malha fina são:

  • Erro de preenchimento de informações;
  • Divergência nas informações lançadas pelo contribuinte e pela fonte pagadora;
  • Omissões de rendimentos financeiros.
  • Despesas médicas não dedutíveis; Entre outros.

Verifique possíveis erros de preenchimento, como CNPJ da fonte pagadora; informes recebidos; Imposto de Renda Retido na Fonte; tenha atenção até mesmo na hora de digitar valores, inclusive centavos; esses são alguns erros mais comuns. E lembre-se, tenha sempre os comprovantes fiscais de tudo o que você declarar.

A Receita Federal possui muita eficácia no cruzamento de dados a fim de validar as informações então não omita e nem fraude dados, pois, o contribuinte poderá pagar multa e, em situações mais extremas pode ser acusado de crime tributário, e até mesmo ser preso por falsificação de documentos.

Faça parte da nossa Comunidade dúvidas e sugestões, deixe nos comentários abaixo, participe conosco :slightly_smiling_face:

Group 518 (1)

2 Curtidas

Qual o valor da multa para quem cai na malha fina? recebi a carta de intimação e nao sei se terei que pagar agora

2 Curtidas

Olá, @flaviabritoo01! Tudo bem?

Seja bem vindo à Comunidade Leoa!

Os valores mais comuns emitidos pela Recita Federal para casos de Malha Fina, são referentes ao Imposto Suplementar e multa de ofício, que é cobrado 75% mais os juros.

Porém, no caso de receber intimação, não quer dizer que já tenha gerado esses valores a serem pagos, e alguns casos ainda é possível enviar os documentos comprobatórios antes de gerar imposto Suplementar e Multa.

É possível avaliar o seu caso, para vermos o que pode ser feito. Clica no link abaixo que nós aqui da Leoa vamos te ajudar.

Group 518 (1)

1 Curtida

Quem cai na malha fina recebe restituição quando?

2 Curtidas

Olá, @Allana! Tudo bem?

Seja bem vinda à Comunidade Leoa!

Quem cai na Malha Fina, só recebe o imposto a restituir após a resolução das pendências de Malha. Equanto não corrigir, retificar e enviar a declaração novamente sem gerar as pendências, não consegue receber o imposto a restituir.

Espero ter ajudado. :slightly_smiling_face:

Precisa de ajuda para sair da Malha Fina?! Clica no link abaixo que nós aqui da Leoa vamos ate ajudar. :purple_heart:

Group 518 (1)

1 Curtida