Informe de Rendimentos Rappi 2021

Informe de Rendimentos Rappi 2021


Olá, Pessoal! Tudo bem?
Vou abordar um pouco sobre como obter o Informe de Rendimentos do Rappi para Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física no ano de 2021. Lembre-se o prazo para a entrega do IR, vai de 01 de março de 2021 há 30 de abril de 2021, fique atento e evite problemas e multas com a Receita Federal.

rappi

Recebimento do informe

O Rappi é uma plataforma digital intermediadora de entregas e delivery, portanto, a Receita Federal entende que quem usa a plataforma prestando serviço como entregador é um trabalhador Autônomo e deve recolher de forma mensal o Carnê-Leão.

Como solicitar

O entregador pode acessar seus rendimentos no aplicativo, basta acessar sua conta no APP do "Rappi Entregador", e ir até o menu "Meus Ganhos".

Para fazer a Declaração do IR basta importar as informações do Carnê-Leão.
Para quem não possui o Carnê, estará sujeito a multas e juros.

Se houver mais alguma dúvida ou uma informação a acrescentar sobre o informe do Rappi, deixe nos comentários abaixo que estaremos respondendo.

Precisa de ajuda para fazer sua declaração? Nós podemos te ajudar. Acesse nosso site Declaração de Imposto de Renda Online | Leoa e entre em contato conosco. :purple_heart:

Group 520

2 Curtidas

Estão os aplicativos de transporte de entregas/delivery (Rappi, Cornershop, Ifood e outros) e de passageiros (Uber, 99 e outros) obrigados a entregar Informe de Rendimentos?

Em consulta a Rappi, esta se negou a entregar o Informe de Rendimentos alegando que não se trata de regime celetista (regido pela CLT), ou seja, os entregadores (mercado e delivery) não são empregados, segundo informa a empresa.

Ocorre que, em sendo Autônomo, deveria haver a emissão de RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo), com os respectivos descontos e recolhimentos (repasses) aos órgãos arrecadadores (a título de IRRF, INSS, ISS,…) se for o caso.

Me parece que não há descontos (o valor que aparece no aplicativo é integralmente pago/repassado pelo aplicativo) e também não entregam os documentos RPA, pelo menos não de forma pró-ativa (automática).

Esse procedimento está correto?

Bem, o que quero dizer é que não há Informe de Rendimentos, não há RPAs, não há descontos, não há recolhimentos via retenções na fonte e a orientação do aplicativo (Rappi) é para pegar o extrato bancário e somar os valores recebidos.

2 Curtidas

Olá @Benicio! Tudo bem?

Seja bem vindo à nossa Comunidade Leoa.

Alguns aplicativos realmente não fornecem o Informe de Rendimentos. Nesse caso, vai ter que gerar o extrato do aplicativo do ano base em questão e fazer os cálculos e lançamentos de forma manual.

É interessante nesse caso, manter os dados diários em uma planilha do excel, e depois gerar o extrato do Aplicativo para conferência.

Caso precise de ajuda para fazer a Declaração de Imposto de Renda entre em contato conosco que estaremos te ajudando.

Espero ter ajudado. :slightly_smiling_face:

Group 520

1 Curtida