Imposto de renda sobre venda terreno recebido em doação

Continuando a discussão do Imposto de Renda sobre venda terreno:

Boa tarde
Estou vendendo um terreno que recebi em doação de meu pai em 1993.
Eu vinha declarando ele no valor de 20.000 (suponho que fiz alguma conversão da matrícula que é em CR$) desde 2005. Li que se tratando de doação, na verdade, seria valor zerado que deveria constar na minha declaração (?). Isto significa que se vendo ele hoje por 50.000, pagarei 15% sobre esse valor (50 mil) ou sobre a diferença (30 mil)? Outra pergunta, por ser via imobiliária, considero o valor líquido ou bruto? Não sou isenta por ter outro imóvel.
Obrigada

1 Curtida

Ola @loagnes, seja bem vindo à comunidade Leoa!

Sobre a doação, o bem deve ser registrado pelo valor que estava declarado em outra declaração ou o valor no qual o bem valia no momento do recebimento, esse sim será a base de cálculo para saber o se ganho de capital;

Atente-se, pois se você não utilizou dentro de 5 anos o benefício de isenção de pagamento de Imposto de Renda para venda e aquisição de um novo bem residencial dentro de 180 dias poderá utilizar nessa venda, caso contrário terá que pagar Imposto sobre o ganho;

No caso você considera como o ganho de capital: Valor líquido da venda (descontado todas taxas e custos) - valor registrado no seu Imposto de Renda.

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 510

1 Curtida

@Alisson, obrigada
qdo vc fala "valor líquido da venda descontado taxas, vc se refere à comissão da imobiliária? Posso também considerar gastos com cartório (certidão, procuração, etc)?

1 Curtida

Exatamente, todos os gastos necessários para realizar a venda do imóvel

bom dia, e quanto à correção monetária do valor inicial, aplica-se a este caso de doação?

ou seja, o fator de redução utilizado pela Receita Federal