Imposto de Renda sobre Investimentos em ETF

Bom dia, estou com muitas dúvidas sobre como calcular e declarar Imposto de Renda sobre ETF, consultei meu contador e ele também não sabe, podem me ajudar pf?

vou listar as dúvidas:

1. quem recolhe IR em ETF?
Sou eu quem devo recolher o IR ou a Bolsa de Valores ou a corretora?

2. como calcular ir ETF?
Se sou eu que tenho que pagar, como devo calcular?

3. como lançar etf no Imposto de Renda?
Onde eu devo lançar o ETF no Imposto de Renda e como vou pagar? Posso parcelar? Esse Imposto pode ser pago ao longo do ano para não deixar acumular na declaração?

4. Como funciona taxa de administração ETF?
Onde eu lanço a taxa de administração como despesa no Imposto de Renda?

Já enviei minha declaração este ano mas preciso saber disso pra poder retificar, se não vou cair na malha fina

2 Curtidas

Olá @santosc21, seja bem vindo à comunidade Leoa!

1. quem recolhe IR em ETF?

A venda da ETF gera dois tipos de IR, o IR retido na fonte de 0,005% sobre a venda onde quem paga é a corretora, e um IR de 15% fixo sobre o lucro em operações de swingtrade e 20% sobre operações daytrade, onde quem paga é você.

2. como calcular ir ETF?

A ETF segue o mesmo princípio de cálculo que uma ação normal, você pode se guiar pelo tópico Como calcular preço médio de ações? para responder sua pergunta. A diferença da ETF para a ação comum é que ela não possui isenção para vendas abaixo de R$ 20.000,00 mensais.

3. como lançar etf no Imposto de Renda?

O lançamento das ETFs vão para dois lugares distintos, as operações vão para a parte de renda variável e as ETFs que ficaram na carteira vão para bens e direitos no código 74.

4. Como funciona taxa de administração ETF?

As taxas variam muito, irá depender de quem administra o fundo. O ideal é sempre procurar sobre o fundo e seu administrador antes de investir na ETF, verificando suas taxas, rentabilidades e outros indicadores importantes. Em 2020 a taxa de administração de ETFs na B3 foi de 0,05% a 0,69%.

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 508

1 Curtida