Imposto de Renda sobre ações - Buy and hold

Olá!

A minha dúvida é sobre como calcular o imposto de renda devido sobre o lucro com a venda de ações em um período maior que um mês. Para entender melhor eu gostaria de considerar a seguinte situação:

No mês de março de 2020 foi comprado R$ 25.000 em ações da empresa A.
No mês de abril de 2020 foi comprado R$ 25.000 em ações da empresa B.
No mês de maio de 2020 a totalidade das ações da empresa A foi vendida por R$ 30.000.

Neste caso eu devo pagar o imposto sobre o lucro de R$ 5.000 da empresa A ou eu posso esperar até vender as ações da empresa B para saber eu realmente existirá lucro na operação final?

1 Curtida

Olá Jeferson, seja bem vindo à comunidade!

A legislação do imposto de renda diz que as vendas em swing trade acima de R$ 20.000 são tributadas com a alíquota de 15% sobre o lucro.

Assim que há o encerramento do mês que houve a venda superior à R$ 20.000, você deve gerar uma DARF para pagamento até o ultimo dia útil do mês subsequente, referente aos ganhos desse mês.

No seu caso, a partir de junho deverá emitir uma DARF de R$ 750,00 (5.000*0,15) para pagamento até dia 30/06/2020.

Quando vender as ações da empresa B fará o mesmo procedimento, e caso haja prejuízo, poderá compensar quando houver lucro. Essa compensação só é valida para a mesma modalidade, ou seja, só se compensa swing trade com swing trade e daytrade com daytrade.

Sobre a obrigação de declaração do Imposto de Renda: Mesmo que não tenha feito nenhuma venda acima de R$ 20.000,00 no mercado de capitais estará obrigado à declarar o Imposto de Renda caso tenha comprado ou vendido alguma ação no ano.

Os lucros de vendas abaixo de R$ 20.000,00 são declarado como rendimentos isentos e não tributados recebidos de pessoa jurídica.

Ficou com mais algumas dúvida ou outro assunto que queria saber mais? Podes conferir nossos tópicos aqui na comunidade ou criar um novo! Estamos à sua disposição! :cowboy_hat_face:

Group 508

2 Curtidas

cara, tem algum jeito de pagar menos imposto de renda sobre as ações? legalmente é claro pra nao dar problema no cpf kkkk meu deus nao pesquisei sobre isso antes de investir.

1 Curtida

Fala @FilipedaRocha, tudo bem? Seja bem vindo à comunidade Leoa!

Na legislação Brasileira existe uma forma muito simples de você pagar menos imposto, na verdade, não pagar nada. Essa isenção só funciona se você movimenta nas operações de swingtrade;

Se você vende menos que R$ 20.000,00 mensais em ações, você já fica isento do Imposto de Renda;

Essa isenção é mensal e o que acontece é que a maioria das pessoas que operam não chegam nem perto desse valor, não aproveitam a isenção;

A Leoa iniciou um novo movimento chamado #SellEBuyBackDay, onde todo final de mês você vende o máximo de ações não passando de R$ 20.000,00 mensais e as recompra;

E como isso funciona?

As ações são calculadas sobre o preço médio, o lucro é sobre o preço médio, quando você vende e recompra dentro da isenção dos R$ 20.000,00, você fica isento e aumenta seu preço médio;

Isso significa que quando você vender de uma vez suas ações, o preço médio estará maior, e o lucro pra Receita Federal será menor, mas para você não;

Uma forma fácil de entender

Se você não aproveita a isenção mensal, você teve o seu lucro todo de uma vez e possivelmente terá que pagar imposto sobre esse lucro;

Agora, se você for vendendo e recomprando, é como se você fosse ganhando o lucro em parcelas, ficando com o mesmo lucro do que antes, só que parcelado, e não tendo que pagar nenhum Imposto para a Receita Federal!

Incrível não é mesmo? Essa e muitas outras dicas te aguardam dentro do Leoa+, confira agora mesmo! :cowboy_hat_face:

Group 508