IMOVEL ANTIGO CONSTRUIDO - Como declarar pela 1 vez

Como fazer para declarar um imovel antigo cujo valor de mercado com certeza passa de 300mil , porém foi construido a muitos anos atras ( 1985 ate os dias atuais) não temos nota de nenhuma melhoria efetuada . Como estimar o valor , qual valor devo declarar?
Preciso ter algum documento formal do valor?

OBS o Imovel nunca foi declarado…

Obrigado

2 Curtidas

Olá @william, seja bem vindo à comunidade!

Suas dúvidas são bem complexas e acredito que muitas outras pessoas possuem a mesma situação, mas vamos lá!

Teremos que separar em dois imóveis, o terreno e a construção, ambos são declarados de formas diferentes em códigos diferentes;

O valor do terreno deve ser declarado conforme o valor de compra do terreno, esse valor deve ser localizado em algum contrato de compra e venda ou alguma escrituração no cartório;

No caso da construção, como não há as notas que comprovem a construção, não há como lançar o valor de construção;

Se sua construção possui o habite-se você deve declarar como casa e com o valor do terreno, se não possui-lo deverá declarar como terreno e com o valor do terreno.

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

1 Curtida

Alisson Primeiro obrigado pela ajuda
REalmente não temos habite-se , apenas a escritura dos 2 terrenos. Não se é possivel identificar o valor pagos em (cruzeiros …) muitos anos atras , poderiamos usar o valor venal que consta no relatório da prefeitura? Mesmo assim so encontro valores venais historicos de 2006 para ca… seria possivel explicar de alguma forma o ocorrido , o proprietario não conhece nada de declaração por isso não o fez ao longo dos anos.

Obrigado

1 Curtida