I. Renda Venda de imóvel

Boa tarde… Gostaria de tirar uma dúvida… Tenho 2 imóveis; 1 quitado e outro ainda financiado. Se eu vender o imóvel quitado para comprar outro em até 180 dias da venda, não tenho que pagar IR sobre o lucro da venda, certo? Porém, se eu utilizar apenas parte deste dinheiro para dar entrada em outro imóvel na planta, e a outra parte eu manter em algum investimento, pagarei IR sobre lucro desta quantia não utilizada?

1 Curtida

Olá @LeoRodrigues, seja bem vindo á comunidade Leoa!

Exatamente isso Leo, o parágrafo 2, do artigo 39 da lei 11.196 de 2005 diz:

§ 2º A aplicação parcial do produto da venda implicará tributação do ganho proporcionalmente ao valor da parcela não aplicada.

Ou seja, a quantia que você não utilizar para a aquisição do novo imóvel deve ser tributada proporcionalmente, dando um exemplo:

Digamos que você vendeu seu imóvel por R$ 500.000 e teve R$ 100.000 de lucro, e decide aplicar R$ 300.000 (60% da venda) da venda em um novo imóvel residencial e aplicar em uma renda fixa, por exemplo, os R$ 200.000 (40%) da venda;

Nesse caso o imposto de renda incidiria apenas 40% sobre o valor do seu lucro, no caso, 40% de R$ 100.000 = R$ 40.000, incidindo 15% de IR e levando um imposto a pagar de R$ 6.000.

Espero ter lhe ajudado! Caso precise de ajuda na sua apuração do GCAp, clique no banner abaixo! :cowboy_hat_face:

Group 510