Herança e declaração

Boa tarde,
Depois de 12 anos de batalhas judiciais finalmente irei receber o valor referente a uma herança no ano de 2022, no entanto o que gostaria de saber é se seria necessário declarar neste ano de 2022 o valor ou no ano de 2023 já que o imposto de renda sempre é referente a competência passada?, outra dúvida que surgiu é pelo fato do meu filho ter saido de casa, parte do valor é dele por direito e por isso lhe darei, no entanto ao declarar ao IR é necessário eu declarar o valor todo e pagar pelo o valor todo?, pois irei restituir a mei filho o que é de direito dele, como declararia essa partilha no aplicativo do IR?

1 Curtida

Olá Paulo, tudo bem?

Você só vai declarar estes valores em 2023, pois receberá em 2022.

No caso do seu filho, você declara somente sua parte recebida, sem precisar mencionar os valores que ele recebeu. Ele, caso seja obrigado a declarar o IR, vai declarar também somente a parte recebida por ele.

Se você recebeu a herança, declare em Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, código 19 - Transferências patrimoniais – meação e dissolução da sociedade conjugal e da unidade familiar.

Esperamos ter ajudado.

Group 1713 (1)

1 Curtida