Ganho de capital

Adquiri um imovel há 10 anos por 630.000,00 , , hoje o declaro como 900.000,00. Vou vende-lo por 910.000,00 e comprar um de 500.000,00 pra morar, um pro meu filho de 19 anos no valor de 200.000 e pretendo aplicar os outros 210.000,00 ??? Meu ganho de capital incide dobre os 10 mil da diferença declarado ??? ou posso comprar os 2 sem nenhum problema, pois estou muito apertada pós-pandemia, perdi o emprego e por isso vou para um apartamento menor.

grata

1 Curtida

Exato… se vc fez as benfeitorias, e tem tudo registrado do motivo de ter aumentado o valor do imóvel de 630k para 900k, você está correta.

Mas precisa ter os comprovantes… notas fiscais e afins do que foi gasto no imóvel, pois você não pode simplesmente subir o valor do imóvel ano após ano no seu IRPF.

Outra coisa que pode ser útil saber, é que a compra de outro(s) imóvel(is) com o dinheiro da venda de um imóvel em até seis meses, é isento de imposto… vale dar uma pesquisada a respeito para estar informada.

3 Curtidas

Boa tarde Guto. Estou com a mesma duvida: vendi um imovel em 02/2021 e comprei outro em 05/2021. Preciso preencher o Gcap e declarar no IR, ou estou isento de pagar o IR sobre essa transacao??? Grato por retornar. Luiz

1 Curtida

Se o valor do imóvel comprado foi igual ou superior ao que vc vendeu… esta isento sim.

Mas mesmo estando isento vc deve declarar, e para isso precisará preencher o GCAP

1 Curtida

Vou vender e comprar 2 de menor valor

1 Curtida

Quero ajudar mas antes é preciso saber como o imóvel passou de R$ 630 mil para R$ 900. Se não tem documentação hábil que justifique o aumento do valor patrimonial do bem, esqueça, pois corre sério risco de pagar o novo e o velho à Receita. Se o aumento do valor do bem foi pura e simplesmente (sem a documentação hábil correspondente) para enganar o Leão, futuramente, o “tiro pode sair pela culatra”, por isso, no seu caso, é necessário saber como o valor do imóvel aumentou de uma hora para outra. A isenção da aplicação do valor total ou parcial da venda de um bem imóvel na compra de outro (único, não podem ser dois, como dito) deve ser feita em até180 dias após a data de venda do imóvel. Importantíssimo: a apuração do imposto de ganho de Capital deve ser de forma imediata e o pagamento do imposto correspondente, se houver, deve ser feito até o último dia útil do mês posterior a Venda do Imóvel.

1 Curtida

Jose… um detalhe só, até onde sei, é possível vender dois imóveis, ou comprar dois imóveis… vc tem um prazo de 180 dias a cada 5 anos para fazer venda(s) de imóvei(s) e comprar outro(s) sem pagar imposto sobre o ganho de capital, a contar da data da venda do primeiro imóvel.

1 Curtida

Essa legislação sobre o ganho de Capital não se exaure somente com minhas informações. Tem outras nuâncias que o contribuinte tem que estar atento. Mas, a grosso modo, repito, você pode vender seu único imóvel e aplicar parte ou todo o dinheiro recebido na compra de outro imóvel no prazo de 180 dias, isso se o contribuinte não tiver vendido outro imóvel em até 5 anos. Outro exemplo: “Se você vende seu único imóvel por até R$ 440.000,00 aí sim você está isento de pagar imposto sobre o Ganho de Capital”. Porém, se você tem tanta certeza que pode vender dois imóveis e comprar outros dois em 180 dias, siga sua cartilha. Só não pode dizer que não foi avisado que isso não existe na legislação.

1 Curtida

Olá @JOSESILVA, tudo bem?

Na própria lei que estabelece a isenção do ganho de capital, a Lei 11.196/05, lá no artigo 39:

Art. 39. Fica isento do imposto de renda o ganho auferido por pessoa física residente no País na venda de imóveis residenciais, desde que o alienante, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contado da celebração do contrato, aplique o produto da venda na aquisição de imóveis residenciais localizados no País.

No 3 parágrafo, diz o seguinte:

§ 3o No caso de aquisição de mais de um imóvel, a isenção de que trata este artigo aplicar-se-á ao ganho de capital correspondente apenas à parcela empregada na aquisição de imóveis residenciais.

Repare a lei abrange sim a isenção por aplicação em mais de um imóvel, desde que esses sejam residenciais

Vcs são topppppp. Obg meus amigos

1 Curtida

Comunidade muito útil… e o @Alisson engoliu a constituição. Maluco já chega direto com a lei e no artigo na veia!

2 Curtidas