Ganho de capital

Olá, boa noite

Tenho algumas dúvidas sobre ganho de capital e gostaria que vcs respondessem, por favor

1. Comprei um apto em 01/08/202, por 1 milhão
  2. Estou vendendo um apto de minha propriedade, provavelmente em 01/09/2021, por 700 mil, cujo valor está registrado no Imposto de Renda por 300 mil, ou seja aumento patrimonial de 400 mil
  3. paguei de arras 300 mil no ato da assinatura do contrato com recursos próprios
  4. pagarei o restante com a venda do meu imóvel, em parcela única
  5. tenho 2 imóveis

PERGUNTAS
A) como devo declarar essas transações no imposto de renda do ano que vem?
B) Tenho que informar as transações ainda neste ano?
B) Pagarei imposto de renda em virtude do ganho de capital de 400 mil?
C) Posso estar isento de pagamento do imposto de renda (ganho patrimonial) mesmo que a data da venda do meu imóvel seja posterior a data da compra do outro imóvel, já que pagarei a última parcela com o produto da venda do meu imóvel?

Obrigado

Jarbas

Obs: valores e datas hipotéticas

2 Curtidas

Olá @bofi0809, seja bem vindo à comunidade Leoa!

Respondendo às suas perguntas:

A: Antes do imposto de renda do ano que vem você deve primeiro recolher o valor do ganho de capital na venda do Imóvel, no caso deveria recolher R$ 60.000,00 (15% sobre R$ 400.000,00) até o último dia útil do mês de Outubro (10);

Ficou cortada a data da compra, mas vamos supor que foi no dia 01/08/2021, você em 2022 irá declarar o saldo inicial do ano zerado e o saldo final todo o valor que foi pago, no caso os R$ 300.000,00 + os R$ 700.000,00 da venda, note que haverá uma lacuna por conta do valor de imposto do ganho de capital, logo você precisará de mais R$ 60.000,00.

B: Deverá apenas preencher o GCAP esse ano.

C: Sim, conforme respondido acima.

D: Não, pois no momento da venda do imóvel você já adquiriu o novo bem. Há outra regra para essa isenção também, só há isenção para quem vender o imóvel único para a compra de um novo com o lucro da venda do antigo imóvel dentro de 180 dias;

Espero ter lhe ajudado!

Group 510

1 Curtida