Ganho de capital sobre imóvel

Olá!
Antes de me casar, comprei um pequeno apartamento a vista (o qual não entrou como Comunhão de bens) e meu marido financiou um apartamento também antes de casarmos.
O apartamento que ele comprou ainda está sendo pago, portanto, não está registrado no nome dele.
Agora estou vendendo o meu apartamento e o valor é abaixo de 400.000,00. Tenho como me isentar do pagamento, fazendo jus a permissão por ser o meu primeiro imóvel? Já que meu marido que é quem financiou outro apartamento, não tem parte nesse meu?
Obs: meu marido não declara IR e eu não declaro ele como dependente meu, dessa forma, o apartamento financiado no nome dele não consta no meu IR.
Obrigada,
Marcela

1 Curtida

Olá @Marcela36, seja bem vinda á comunidade Leoa!

Você terá sim a isenção de Imposto de Renda sobre a venda desse imóvel, visto que o benefício da isenção é por CPF, indiferente se no casamento há o regime de comunhão de bens ou não;

Em um caso onde vocês houvesse a aquisição de bens dentro da comunhão de universal de bens, ainda sim cada um do casal teria o direito da isenção caso se encaixasse, não se limitando apenas a 1 isenção por casal.

Esperto ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 510

1 Curtida

Agradeço muito por sua atenção!
Fiquei positiva com a resposta :relaxed:
Obrigada

1 Curtida