Exclusão indevida Imposto pago Carnê Leão ano base 2021

Boa tarde a todos!
Fiz o lançamento de um imposto pago através DARF do Carnê Leão, código 0190, no sistema atual da RFB como imposto pago no rol das despesas dedutíveis. Só hoje é que vi que o correto seria no grupo das despesas não dedutíveis, sob a rubrica carnê leão pago . Inadvertidamente, fiz a exclusão deste pagamento para proceder correção ao invés de editá-lo.
Assim, depois da exclusão, entrei com um novo lançamento. O sistema aceitou a entrada do mesmo, mas não computou para abater o saldo devedor. O mesmo retornou e permanece de tal forma que não tenho como zerá-lo, apesar de ter pago o DARF e ter o comprovante de pagamento comigo. Tem como corrigir e zerar o saldo do imposto ou terei que imprimir novo DARF e pagar de novo, agora com os acréscimos legais?

1 Curtida

Ola @375271 seja bem vindo à comunidade Leoa!

Há duas opções para o seu caso e ambas envolvem a declaração de ajuste anual:

A primeira é você pagar novamente o valor e com a DARF paga anteriormente realizar um PER-DCOMP através do e-cac para restituição do saldo pago indevido;

A segunda opção é não realizar o pagamento do mês referente e na declaração de ajuste anual informar que houve o pagamento de imposto no mês que pagou a DARF;

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 507 (2)

Boa tarde Alisson!
Boa tarde para todos!

Me ajudou sim e agradeço muito pela sua atenção e retorno com a orientação.

Atenciosamente,
Francisco.

1 Curtida