Esposa como dependente na declaração ou não? Qual melhor opção?

Na entrega da declara de 2021 coloquei minha esposa como dependente. Trabalhamos na mesma empresa em unidades diferentes com CNPJ tbm diferentes, porem nossa empresa declara os funcionários em um cnpj matriz e como acabei não informando o rendimento dela acusou uma pendência. No caso quando fui refazer a Retificadora ao lançar o rendimento dela informa que teria que pagar imposto. A duvida é se eu remove-la da declaração já que não é vantajoso pode dar algum problema? Também tinha lançado o convenio do nosso filho que no caso o contrato é no nome dela. Deveria remover o convenio também e deixar só meu filho como dependente?

1 Curtida

Olá @andysaints7 seja bem vindo à comunidade Leoa!

A primeira situação que você deve analisar é se a sua declaração já foi intimada ou recebeu uma notificação de lançamento, para ambos os casos você não irá conseguir transmitir a declaração retificadora;

A segunda situação é que você ainda não foi intimado nem aplicado notificação de lançamento, a resposta para sua pergunta é simples, os dependentes são opcionais na declaração. O convênio deve ser lançado no nome de quem paga, se ela não estiver na sua declaração, você não coloca;

Você deverá fazer um teste “AB”, testar qual o menor imposto a pagar ou maior a restituir entre colocar ela (junto com os rendimentos dela), seu filho e as despesas de seu filho e colocar apenas seu filho na declaração;

Agora voltando ao primeiro caso, se você não consegue mais retificar, em caso de intimação, a única solução cabível é responder a intimação por meio de e-defesa e e-processo e afirmar que o dependente foi incluso erroneamente e torcer para que a Receita Defira.

Caso você precise de ajuda especializada para resolver esse serviço, clique no link abaixo :cowboy_hat_face:

Group 509

1 Curtida