Dúvidas Carnê-Leão

Boa tarde equipe Leoa! Primeiramente parabéns pela comunidade e pelo portal me ajuda bastante.

Sou contadora recém formada, e infelizmente na faculdade não ensinaram muito sobre IR. Estou começando a atender uns clientes pessoa física e tenho algumas dúvidas sobre o carnê-leão.

Quem precisa preencher Carnê Leão mensalmente?

Quem preenche Carnê Leão mensalmente precisa fazer a declaração do imposto de renda anual?

Muito obrigada!

2 Curtidas

Olá @andreiacontadora, seja bem vinda à comunidade Leoa!

Quem precisa preencher o Carnê Leão mensalmente?

A legislação prevê que uma série de atividades são obrigadas à declarar o Carnê Leão:

• Aqueles que receberam rendimentos acima da isenção de Imposto de Renda e não foram tributados na fonte, tais como:
  1. Arrendamento;
  2. Subarrendamento;
  3. Locação;
  4. Sublocação;
  5. Trabalho não assalariado;
  6. Rendimentos no exterior;
  7. Exploração ou ocupação de bens móveis, ou imóveis;
  8. Os emolumentos e custas dos serventuários da Justiça (tabeliães, notários, oficiais públicos e outros;
  9. Recebimento de pensão alimentícia;
  10. Prestação de serviços a embaixadas, repartições consulares, missões diplomáticas ou técnicas, ou a organismos internacionais de que o Brasil faça parte.

Trabalho não assalariado

O trabalho não assalariado é aquele sem vínculo empregatício, onde o trabalho é executado diretamente pela pessoa física, e não jurídica;

Por exemplo, advogados, médicos, dentistas, podem ter sua própria empresa individual, esses não recolherão Carnê Leão pois os tributos são todos devidos na pessoa jurídica.

Agora, para aqueles que não possui empresa, são tributados diretamente no Carnê Leão.

Quem preenche Carnê Leão mensalmente precisa fazer a declaração do imposto de renda anual?