Dúvidas Carnê-Leão

Boa tarde equipe Leoa! Primeiramente parabéns pela comunidade e pelo portal me ajuda bastante.

Sou contadora recém formada, e infelizmente na faculdade não ensinaram muito sobre IR. Estou começando a atender uns clientes pessoa física e tenho algumas dúvidas sobre o carnê-leão.

Quem precisa preencher Carnê Leão mensalmente?

Quem preenche Carnê Leão mensalmente precisa fazer a declaração do imposto de renda anual?

Muito obrigada!

2 Curtidas

Olá @andreiacontadora, seja bem vinda à comunidade Leoa!

Quem precisa preencher o Carnê Leão mensalmente?

A legislação prevê que uma série de atividades são obrigadas à declarar o Carnê Leão:

• Aqueles que receberam rendimentos acima da isenção de Imposto de Renda e não foram tributados na fonte, tais como:
  1. Arrendamento;
  2. Subarrendamento;
  3. Locação;
  4. Sublocação;
  5. Trabalho não assalariado;
  6. Rendimentos no exterior;
  7. Exploração ou ocupação de bens móveis, ou imóveis;
  8. Os emolumentos e custas dos serventuários da Justiça (tabeliães, notários, oficiais públicos e outros;
  9. Recebimento de pensão alimentícia;
  10. Prestação de serviços a embaixadas, repartições consulares, missões diplomáticas ou técnicas, ou a organismos internacionais de que o Brasil faça parte.

Trabalho não assalariado

O trabalho não assalariado é aquele sem vínculo empregatício, onde o trabalho é executado diretamente pela pessoa física, e não jurídica;

Por exemplo, advogados, médicos, dentistas, podem ter sua própria empresa individual, esses não recolherão Carnê Leão pois os tributos são todos devidos na pessoa jurídica.

Agora, para aqueles que não possui empresa, são tributados diretamente no Carnê Leão.

Quem preenche Carnê Leão mensalmente precisa fazer a declaração do imposto de renda anual?

Exatamente, essa é uma dúvida muito recorrente, muitas pessoas acham que só porque realizam o carnê leão mensalmente já estão em dia com a Receita, mas a verdade é que todas essas, mesmo havendo apenas 1 mês de carnê leão, devem declarar o Imposto de Renda;

Importação do Carnê leão

Parece um bicho de 7 cabeças, mas na verdade é bem simples, todos os registros feitos no carnê leão durante o ano podem ser importados para a declaração do Imposto de Renda no ano seguinte com apenas alguns cliques;

O ideal é realizar esse procedimento pois evita erros e é um processo muito mais prático do que realizar todos os outros lançamentos manualmente;

Se você optar por transcrever tudo manualmente também deve-se atentar aos valores e Imposto pago durante o ano calendário.

Esperto ter lhe ajudado com isso! E uma carreira de sucesso pra você nesse área! :cowboy_hat_face:

Group 507 (2)

2 Curtidas

Bom dia a todos!

Parabéns pela comunidade!

Minha primeira participação aqui… qualquer falha da minha parte, por favor, me perdoem!

Estou com dúvidas em algumas questões de lançamento no Carnê-Leão Web e gostaria de ajuda… Se alguém puder me ajudar, fico muito grato!

É o seguinte…

1. Em qual conta, no Carnê-Leão Web, devo lançar o DARF pago do imposto mensal?

2. Em qual conta no Carnê-Leão Web devo lançar o DARF pago A MAIOR do imposto mensal para poder COMPENSAR?

3. O dentista (PF) paga mensalmente o valor da GPS como Contribuinte Individual (11%). Este valor pago deve ser lançado no Carnê-Leão em qual conta?

Muito obrigado!

1 Curtida

Olá @Lodebarense, seja bem vindo á comunidade Leoa! Sua participação aqui é excepcional!

Vamos lá para suas dúvidas:

1. Você pode clicar Na aba de demonstrativos e depois clicar ali em imposto pago:

image

Depois deverá clicar em + pagamento

image

E selecionar a natureza como Imposto pago:

1. Deverá lançar no mesmo local apontado acima, não sei o sistema fará a compensação automática, caso não faça deverá abrir um PER/DCOMP solicitando a restituição da quantia excedida;

2. Deverá ser lançada como previdência oficial:

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 507 (2)

1 Curtida

Muito obrigado, Alisson!

Deus te abençoe!

Forte abraço!

1 Curtida

Oi boa noite! Gostaria de tirar uma duvida: Se uma pessoa faz Live de jogos RPG dentro da plataforma Twitch e tem que juntar 100 dólares pra receber no final do mês ou a cada 2 meses o valor mais ou menos de R$ 300,00 a R$ 400,00 reais, Tem que declarar no Carne Leão e também fazer a Declaração do Imposto de Renda? Ou é isento e não precisa fazer? Fiquei com dúvidas, porque o site aonde é feito as Lives ele converte o dólar em reais e deposita direto na conta bancária esses valores. (um mês sim outro mês não).

1 Curtida

Olá @MarliFLFattori, tudo bem?

Pelo valor está isento de imposto de renda, porém, teoricamente na declaração anual do imposto de renda, esses valores tem que ser declarados.

1 Curtida

Obrigada, já esclareceu minhas dúvidas. Fica com Deus e um bom final de semana pra todos vocês da Leoa!