Dúvida sobre cálculo de lucro em venda de imóvel financiado

Olá! Tudo bem? Estou com dúvidas… faço IR tem pouco tempo e ainda não havia me deparado com essa situação. A qual:
meu cliente possui um imóvel e irá vendê-lo. Entretanto, tal imóvel está financiado. Meu cliente deseja saber o imposto sobre a venda deste imóvel…
Imóvel declarado no último IR por 180 mil;
Financiamento a ser pago do imóvel R$ 36 mil;
Valor de venda do imóvel R$ 250 mil.
Como posso calcular?

1 Curtida

Olá Nathaly, tudo bem?

O cliente pode usufruir das isenções de imposto sobre a venda dos imóveis que são:

1. Imóvel comprado antes de 1969 é isento da tributação, mesmo que exista lucro na venda.

2. Se teve somente um imóvel e o vendeu por um valor de até R$ 440 mil, sem ter realizado ação semelhante nos últimos cinco anos.

3. Se você vendeu o imóvel e comprar outro imóvel residencial em um período de até seis meses (180 dias) com valor igual ou superior ao vendido - caso compre um imóvel por um valor menor do que o vendido, o restante será passível de tributação.

4. Imóvel comprado entre 1969 e 1988 possui redução do percentual da alíquota.

Caso ele não se encaixe nessas opções, considere o valor que foi pago do imóvel e faça o cálculo de 15% sobre o lucro que ele teve.

Utilize o programa do GCAP da Receita Federal para colocar as informações, calcular o IR e gerar o DARF de pagamento, depois importe da Declaração Anual.

Ganho de Capital (2)

2 Curtidas

Olá @nathalyribeiro, tudo bem?

Pro cálculo você ignora o valor que será pago ainda de financiamento, pois o que deve ser considerado como custo é o valor pago até o momento da venda;

No caso o custo será de R$ 180 mil e o valor de venda de R$ 250 mil, tendo um ganho de capital de R$ 70 mil.

Fique atenta aos benefícios de isenção do Imposto de Renda no qual a @DeboraLevien comentou!

2 Curtidas