Dúvida na declaração- fiz 65 anos em Dezembro/2020

Boa Noite! Sou aposentada pela PMSP e fiz 65 anos em Dezembro/2020. Em meu informe de rendimentos, em Rendimentos isentos e não tributáveis- na Parcela Isenta dos Proventos de Aposentadoria, Reserva, Reforma e Pensão (65 anos ou mais) veio o valor de R$ 3.807,96 e em Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva (rendimento líquido)-13º (Décimo Terceiro) Salário o valor de R$ 1.810,88. Como coloco isso na declaração? Simplesmente coloco esses valores nas fichas correspondentes, sendo que o 13º salário coloco também na ficha de Rendimentos recebidos de pessoa jurídica ou há alguma distribuição a ser feita em alguma das fichas?

2 Curtidas

Olá @Tania, seja bem vinda à comunidade!

Caso você esteja fazendo pelo software da Receita Federal:

A parte de isentos você lança conforme o informe de rendimentos;

A parte do 13° salário fica á seu critério, quando você insere o 13° salário e IRRF sobre 13° salário na parte de rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica, o sistema puxa esses valores para a parte de rendimentos sujeitos à tributação exclusiva;

Ou seja, tanto faz você lançar em 13° tributável ou em tributação exclusiva, ambos vão parar na tributação exclusiva.

Espero ter te ajudado, qualquer outra dúvida você pode perguntar aqui na comunidade! :cowboy_hat_face:

1 Curtida

Bom Dia Alisson!

Esse é o problema. Quando lanço o valor de R$ 1.810,88 na ficha de rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica, ele não é puxado para a ficha de rendimentos sujeitos à tributação exclusiva. Eu tenho que colocá-lo manualmente e descrever como 13º salário no campo correspondente. Aliás, nem aparece essa opção no menu dessa ficha.

2 Curtidas

Na verdade ele fica localizado na guia de Totais e não na guia da rendimentos;

Quando entrar em rendimentos sujeitos à tributação exclusiva mude a guia para totais e lá estará o valor.

2 Curtidas

Nossa! Se fosse uma cobra eu já teria sido picada algumas vezes. :snake: :snake: :snake: :rofl:
Já estava dando nó no meu cérebro.

Muito obrigada! :hugs: :kissing_heart:

2 Curtidas