Doação de cotas de fundos de investimento

Como declarar a doação da participação em um fundo de investimento de um para outro participante de uma mesma conta conjunta em Bens e Direitos? Qual o valor considerar?

2 Curtidas

Olá @PauloRocha, o processo mais simples é zerar o saldo de fundo de investimentos de quem o possuía e transferir o lançamento do fundo para o dependente em sua própria declaração. Caso quem recebeu a doação não esteja como dependente, você deve remover essa valor de sua declaração e informar na declaração de quem recebe.

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 508

1 Curtida

Obrigado Alisson, ajudou bastante. Para complementar, com relação ao valor da doação , posso considerar o valor de 31/12/2020? E, considerar os dividendos de 2020 na declaração do donatário?

Mais uma vez, obrigado!

2 Curtidas

Você deve considerar o valor em 31/12/2020 como 0 na sua declaração e com o valor do informe de rendimentos na declaração de quem recebeu;

Sobre os dividendos, não há uma orientação específica para o caso, pois ambos compartilharam do mesmo fundo, eu sugiro que os dividendos sejam declarados na declaração de quem o manteve por mais tempo.

Group 508

1 Curtida

Muito obrigado, Alisson. Abraços!

2 Curtidas