Diferença GCAP e PGD

Boa tarde,

Eu gostaria de saber se existe alguma diferença entre preencher o GCAP e importar no PGD e somente preencher o PGD e emitir as DARFs por conta própria usando o sicalc para calcular por exemplo?

Obrigado.

2 Curtidas

Olá, @vitorMM! Seja bem-vindo a Comunidade Leoa!

Em caso de venda de carro, imóvel ou outro bem onde houve lucro por exemplo, deve-se preencher o GCAP 2020 e depois transportar a informação para o o programa do Imposto de Renda 2021.

Espero ter ajudado!

Mais alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo que estaremos respondendo! :slightly_smiling_face:

2 Curtidas

Mas se o GCAP só envia as informações pro PGD, que diferença faz?
Por exemplo tive vários meses vendendo ações abaixo do limite isento, precisa declarar somente cada mês em rendimentos isentos com código 18 certo? Ou ainda somar todos os meses e declarar o ano inteiro com codigo 20( não lembro com certeza se é 20, mas tem um código que é ganho de capital isento em bolsa, o texto basicamente o mesmo do código 18, mas sem estar escrito no final “em cada mês,”).

2 Curtidas

Olá, @vitorMM!

Se todos os meses foram isentos, declara com código 20.

Espero ter ajudado.
Mais alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo que estaremos respondendo. :slightly_smiling_face:

2 Curtidas

No caso especifico, possuo alguns meses com venda de ETF e ações(abaixo de 20k) e outros somente com açções(abaixo de 20k), não posso declarar as ações todas juntas no código 20 e os ETFs na aba renda variavel?

1 Curtida

Olá @vitorMM, tudo certo?

Os rendimentos ETFs devem ser sempre declaradas na aba de renda variável e somadas com os rendimentos da venda de ações superiores à R$ 20.000,00;

Nos meses onde suas vendas de ações normais foram inferiores à R$ 20.000,00 você irá declarará-las no código 20 em rendimentos isentos e as ETFS na aba de renda varíavel.

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 510

2 Curtidas

Ajudou sim, inclusive você ja tinha respondido meu email, mas ainda fiquei com a duvida, pra que serve o GCAP então se posso fazer tudo no PGD?

1 Curtida

O GCAP tem o propósito de controlar ao longo do ano as movimentações de bens e direitos, para que não faça no PGD que apenas é liberado em março do ano seguinte;

Ele é bastante utilizado para quem vai fazer operações de imóveis onde pode ir atualizando seu valor de custo e por lá realizar a venda à fim de apurar o lucro contábil;

O GCAP é basicamente uma extensão do PGD, sendo que você pode importar seu arquivo do GCAP para dentro do PGD.

Group 510

3 Curtidas

Entendi, ele é só uma ferramenta a mais então para ser utilizado em alguns casos se a pessoa desejar. Muitíssimo obrigado, um beijo no coração de vocês dois que responderam minhas perguntas.

2 Curtidas