Declaro restituição que foi compensada nos anos anteriores?

Boa noite, tenho uma duvida na DIRPF2021, eu tinha valores a restituir(2019/2020, mas a Receita Federal fez a compensação desse valor no parcelamento de irpf que fiz. Pergunta; declaro o valor nos rendimentos isentos e tributáveis(quadro restituição de ano anterior). E como coloco a contrapartida? Em dívida e ônus reais? Ou só coloco a restituição que me foi retida? Ou dessa vez deixo em branco o campo(restituição de anos anteriores?)?

2 Curtidas

Bom dia @Yeda! Tudo bem?
Seja bem vinda à Comunidade Leoa!

Deve ser lançada a Restituição do ano de 2020, em “Rendimentos Isentos e não Tributáveis”, com o código 25 – Restituição do imposto sobre a renda anos-calendário anteriores. Declare o valor total recebido.

Espero ter ajudado!

Mais alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo que estaremos respondendo! :slightly_smiling_face:

1 Curtida

Oi, esse lançamento está resolvido. A minha dúvida é: o valor da restituição do ano anterior foi descontado no parcelamento da dívida que tenho com a receita.
Tem algum vôo 1ue eu deveria lançar esse parcelamento de dívida IRPF? Pois nem toquei na restituição. Abateram a restituição toda na minha dívida parcelada, apesar de estar pagando religiosamente em dia.:thinking:

2 Curtidas

Olá, @Yeda!

Em casos de Restituição, em que o contribuinte tem algum débito na Receita Federal ela é automaticamente descontada. Se a Restituição for menor do que a dívida, o contribuinte não recebe nada. Não é necessário lançar o parcelamento da dívida do IR do ano passado.

Espero ter ajudado!

Mais alguma dúvida? deixe nos comentários abaixo que estaremos respondendo. :slightly_smiling_face:

2 Curtidas