Declarar IR devido a compra de ações

Olá!

Comprei uma ação em 2020 para aprender a realizar operações na bolsa. Em 2021 declarei essa ação pela plataforma da Leoa (plataforma incrível). Gostaria de saber se ano que vem 2022 devo continuar a declarar IR, mesmo sem ter comprado outras ações ou vendido esta. Não tenho outros motivos para declarar IR a não ser a compra desta ação.

Obrigada.

1 Curtida

Aonde declaro IR das Ações que comprei em outubro, novembro e dezembro de 2021? Alias sei que a Declaração é só ano que veem, mas e as Taxas das corretora, dos Bancos da B3 que tem que recolher no ultimo dia do mês de Dezembro, a Leoa é quem vai fazer a DARF pra mim pagar ou o que? Quem pode me orientar?

1 Curtida

Ola @PatriciaAlves, tudo bem com você? Seja bom vinda á comunidade Leoa!

Teoricamente, como você tem operações na bolsa deve sim declarar;

Porém, como não houve venda, não houve o dedo duro (Imposto de Renda Retido na Fonte), não há como a Receita ter ciência de movimentação na bolsa e exigir a obrigatoriedade;

Na via das dúvidas o ideal é declarar pra evitar, nem que seja mínima a chance de acontecer algo.

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 508

Olá @MarliFLFattori, tudo bem?

Se você for isenta de Imposto de Renda nas operações na bolsa de valores, só precisará declarar na declaração anual do Imposto de Renda, caso não, será feito mensalmente;

Você se refere a quais taxas de corretoras? As taxas já são descontadas diretamente nas notas de corretagem e são levadas em consideração na hora de calcular suas operações na bolsa de valores;

Para quem utilizar o Leoa+, sim, a própria Leoa que gera as DARFs;

Espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

1 Curtida

Oi Alisson, entendi, eu uso a Leoa e vou pagar por mês pra sempre ter ajuda. Obrigada e caso eu tenha mais duvidas falo com vocês. Feliz Ano Novo :slight_smile: