Declaração do mei no imposto de renda

Olá, estou com uma duvida , estou querendo vender produtos como mei.
Nesse caso tudo o que eu vender entrar como faturamento e terei 8% de isenção
Minha duvida é :
-Se durante o ano eu vender por exemplo 70 mil , assim 5.600 serão rendimentos isentos , o restante será cobrado como rendimento tributável ?
-Se for tributável eu terei que pagar os 27,7% de imposto sobre esse rendimento tributável ?

E também , se os valores de compra de produtos para a revenda podem ser abatidos como despesas do mei ?

1 Curtida

Olá @felipes2020, tudo bem? O Mei não tem pro-labore, se você não tem contabilidade que apure o real lucro você aplica a presunção de 8% do lucro sobre o faturamento e esse lucro é isento na pessoa física, o restante não será declarado no seu Imposto de Renda.

No caso eu não tenho contador e não tenho despesas para abater no mei .
Mas também me enquadro na obrigatoriedade do ir por causa de investimentos em ações , nesse caso eu só devo declarar o rendimento isento da parte do mei ? Que seria os 8% . Mas e o restante que é rendimento tributavel eu não declaro?

Nesse exemplo que eu dei acima se eu faturar 70 mil eu ficarei isento 8% que seria 5600 reais de rendimentos isentos e não tributáveis , como não tenho despesas para abater , os outros 64.800 não era pra ser rendimentos tributáveis recebido de pessoa jurídica ?

@Alisson estava lendo os outros tópicos e vi falando que o mei declara somente o valor de um salário mínimo e o restante fica como parte da empresa mei.
Então no imposto de renda eu só devo declarar o 8% em rendimentos isentos e 12 salários mínimos em rendimentos tributáveis ?