Declaração de saída definitiva

Olá Profissionais!

Tenho uma dúvida é gostaria de compartilhar com vcs e ter uma ajuda para me guiar a resolver este problema.

O que é preciso fazer pra declarar a saída definitiva do Brasil uma vez q está pessoa está fora do Brasil desde 2015 e desde então não mais declarou imposto de renda já que não tinha mais renda no país.

Ficarei muito feliz pela resposta dos profissionais da área.

Muito obrigado!

2 Curtidas

Olá @Thiago83!

Seja bem-vindo à Comunidade Leoa.

O Contribuinte só pode Declarar em atraso o Imposto de Renda dos últimos 5 anos. Caso você se encaixe nos itens obrigatórios para declarar IR, aí você pode fazer enviar a Declaração dos anos que ainda são permitidos.

Para saber mais sobre as regras de isenção de Imposto de Renda clique aqui.

Caso você tenha interesse em regularizar essa questão tributos com o Brasil para não ter que pagar Imposto no país residente e aqui, a Comunicação deve ser feita até 28/02/2022 e, em março de 2022 a Declaração de Saída Definitiva que a partir de 2023 você não precisa mais declarar IR se estiver morando fora do país e, em caso de retorno, é só voltar declarar normalmente.

Para saber mais sobre Declaração de Saída Definitiva do Páis clique aqui.

Espero ter ajudado. :purple_heart:

Group 520

1 Curtida

Muito obrigado Marina! Deus abençoe vc!

1 Curtida

A “grosso modo” entre no site da Receita, encontre o formulário e veja qual o item que enquadra sua situação. Essa comunicação deveria ter sido feita até o último dia do mês de fevereiro do ano seguinte à saída. Não sei se terá que pagar multa, porém a Declaração de IR deveria ter sido entregue e qualquer imposto a pagar, pago. Se não foram feitas, é bom fazer logo. Tem gente que aconselha a “Se fingir de morto”. Digo, porém, caso o contribuinte volte rico ao Brasil, como vai explicar sua fortuna se durante o tempo de ausência não apresentou declaração de IR no Brasil? Pense nisso!

1 Curtida