Declaração Anual / Mensal de Vendas Online - Shopee Mercado Livre / Carne Leão ou Declaração Anual?

Olá? Primeiramente, uma otima noite para todos. Venho aqui sanar uma duvida muito importante!

Bom, eu sou Pessoa Fisica, trabalho como CLT, investi em Ações Variaveis, vendo online em Market Places como Shopee e Mercado Livre.

Minha dúvida é a seguinte: Fiz minhas vendas no ano de 2021 na Shopee, este ano vou precisar declarar o imposto de renda anual, pelo fato que eu investi em Ações Variaveis. Mas, não sei em qual categoria declarar esses rendimentos obtidos na Shopee!

Ao tentar preencher o Carne Leão, crio a identificação como pessoa não autonoma, logo, ao tentar declarar o rendimento no site do carne leão, so tenho 1 opção: Pagamento Recebido de Pessoa Fisica (SHOPEE não é pessoa fisica)

Ate ano passado tinha opção de colocar que o titular do pagamento não era identificado, como prosseguir com essa questão?

Ou se existe a possibildade de declarar todos os meses da Shopee na Declaração do Imposto de Renda anual, como poderia ser feito isso? em qual categoria?

2 Curtidas

Olá @entusiastae, tudo bem?

Ainda sim na declaração do Imposto de Renda há como optar por a opção de CPF não informado, você pode preencher dessa forma ou escriturando o carnê leão mensalmente no ecac e declarando por lá com acesso pré preenchido do seu acesso ao gov.br

Opa Alisson, tudo bem? Em qual categoria no programa do imposto de renda eu posso declarar esse rendimentos da Shopee e selecionar a opção de CPF não informado?

1 Curtida

Olá, na aba de rendimentos do trabalho não assalariado, criar um novo e:

image

Neste caso Alisson, não é necessario que eu preencha o CPF do Titular do Pagamento? Pois não tenho,

Outra questão tambem, notei que a shopee apenas itermedia minhas vendas, consequentemente meu rendimento, ela não me paga, apenas me repassa o dinheiro.

Notei que posso preencher o carne leão sem precisar inserir cpf, apenas marcar que é renda recebida de pessoa fisica.

Mas, la so tem a opção de selecionar uma data do mes, e não o mes todo, como proceder?

1 Curtida

Olá @entusiastae, ai cabe a você como declarar;

Se foi muitas vendas, o que daria muito trabalho lançar uma a uma, imagino que o melhor seja apurar o valor mensal e lançar no final do mês.

Como por exemplo: No Carne leão selecionar a ultima data do mes e lançar o rendimento mensal?

ou no programa de imposto de renda, como voce havia me dito?

1 Curtida

Fala Alisson, beleza? Só para retificar…

Acabei lançando os rendimentos no Carne Leão, de Janeiro a Dezembro de 2021, logo apareceu pagamentos pendentes da DARF Pessoa Física. (Em alguns meses meu rendimento mensal superou 1,900 R$

Fazendo o mesmo processo, lançando no Programa de Declaração de Renda na categoria de: Rendimento Tributável Recebido de Pessoa física / Exterior, logo, nos cálculos finais da declaração não apareceu nem um imposto pendente a pagar, o que você acha que é ideal fazer?

Pagar as DARF e incluir o carne leão no programa do imposto de renda, ou lançar os rendimentos no próprio programa de imposto de renda?

1 Curtida

Olá @entusiastae, você pode pagar pelo carnê leão, e irá restituir no IRPF;

Acontece que pelo IRPF há o desconto simplificado que é o motivo de não estar gerando IR por lá

Veja se eu entendi. No caso fazendo pelo carne leão, pagando a Darf Mensalmente. Depois que importar o carne leão no IRPF, vai aparecer restituição? Meu caso é o mesmo do dele. Não sei qual opção fazer. pelo carne leao ou esperar para fazer no ajuste anual.