Declaração Anual / Mensal de Vendas Online - Shopee Mercado Livre / Carne Leão ou Declaração Anual?

Olá? Primeiramente, uma otima noite para todos. Venho aqui sanar uma duvida muito importante!

Bom, eu sou Pessoa Fisica, trabalho como CLT, investi em Ações Variaveis, vendo online em Market Places como Shopee e Mercado Livre.

Minha dúvida é a seguinte: Fiz minhas vendas no ano de 2021 na Shopee, este ano vou precisar declarar o imposto de renda anual, pelo fato que eu investi em Ações Variaveis. Mas, não sei em qual categoria declarar esses rendimentos obtidos na Shopee!

Ao tentar preencher o Carne Leão, crio a identificação como pessoa não autonoma, logo, ao tentar declarar o rendimento no site do carne leão, so tenho 1 opção: Pagamento Recebido de Pessoa Fisica (SHOPEE não é pessoa fisica)

Ate ano passado tinha opção de colocar que o titular do pagamento não era identificado, como prosseguir com essa questão?

Ou se existe a possibildade de declarar todos os meses da Shopee na Declaração do Imposto de Renda anual, como poderia ser feito isso? em qual categoria?

2 Curtidas

Olá @entusiastae, tudo bem?

Ainda sim na declaração do Imposto de Renda há como optar por a opção de CPF não informado, você pode preencher dessa forma ou escriturando o carnê leão mensalmente no ecac e declarando por lá com acesso pré preenchido do seu acesso ao gov.br

Opa Alisson, tudo bem? Em qual categoria no programa do imposto de renda eu posso declarar esse rendimentos da Shopee e selecionar a opção de CPF não informado?

1 Curtida

Olá, na aba de rendimentos do trabalho não assalariado, criar um novo e:

image

Neste caso Alisson, não é necessario que eu preencha o CPF do Titular do Pagamento? Pois não tenho,

Outra questão tambem, notei que a shopee apenas itermedia minhas vendas, consequentemente meu rendimento, ela não me paga, apenas me repassa o dinheiro.

Notei que posso preencher o carne leão sem precisar inserir cpf, apenas marcar que é renda recebida de pessoa fisica.