Daytrade darf e multa atraso declaração

Cliente caiu na malha fina porque fez daytrade em 2020, e não fez a declaração em 2021.

Dúvidas:

a) Ao fazer a declaração de ajuste no programa de 2021, referente ao ano de 2020, o valor do IR já sairá com multa e juros, tudo junto ao final, OU, eu primeiro preciso calcular os IR em separado com multa e juros (código 6015 - sicalc), e depois informar os valores pagos no ajuste da declaração?

Não sei se ficou claro, vou ter que fazer a declaração com atraso, e pagamento de multa referente a entrega.

Sobre o IR daytradea pagar, esse valor já estará incluso na aba renda variável, quando eu informar as operações, ou eu preciso no sicalc, primeiro emitir a guia de IR e pagar código 6015, e depois transmitir a declaração, apenas com a multa de atraso informando esse devido pagamento do IR atrasado?

b) Baixei o programa 2021, e já fiz seu devido preenchimento.

Está dando 0 reais de imposto devido, não deveria ter o valor da multa por atraso da entrega? Ou essa multa é gerada a parte, ou apenas no momento que eu transmitir a declaração?

2 Curtidas

Olá @Mario, tudo bem? Seja bem vindo a comunidade Leoa!

sobre suas dúvidas:

a) Os valores atualizados você consegue pegar diretamente no e-cac, diretamente na aba de débitos da declaração que você enviou;

A multa por atraso geralmente é de R$ 165,74 que é a multa mínima;

Todos débitos de operações informados na declaração e enviados você consegue acessar tranquilamente pelo e-cac;

b) A multa é gerada apenas na transmissão.

1 Curtida