Bom dia. Estou com uma dúvida enorme, se puderem tirar minha dúvida, ficarei muito grato.
Tinha 500 ações da PTBL a 10,00 já há alguns dias. O valor das ações corrigiram, caíram a 9,00, acabei comprando mais 500, mas, no mesmo dia, fiquei na dúvida se tinha feito a coisa certa e acabei vendendo as mesmas 500 ações pelos mesmos 8,00 que paguei, sem lucro e sem perda.
Entendo que fiz um day trade com essas 500 ações sem lucro e sem perda, como já dito, arcando apenas com os custos de corretagem, certo?
Mas, para meu espanto, as outras 500 ações que já tinha, baixaram e mantiveram o preço médio de 9,00 por ação. Fiquei feliz com isso, mas estou na dúvida se isto está valendo mesmo. Se vender a 9,50, que é o preço dela hoje, estarei ganhando 0,50 por ação. Lembrando que meu PM inicial era de 10,00. Muito obrigado.
Bom dia @Charliston! Tudo bem?
Seja bem vindo à Comunidade Leoa.
No caso de operações em Bolsa de Valores, o que você precisa é os documentos emitidos pelas Corretoras para você manter o controle de lucros ou prejuízos, para declarar no seu IR.
Nesse caso, você deve verificar dentro do seu login da Corretora na qual opera, e buscar o documento com o nome “Nota de Corretagem” ou “Nota de Negociação”. Que é gerada a cada movimentação dentro da corretora na qual está com todos os dados de compra e venda e os respectivos valores, e o tipo de Operaçao (Day Trade, Swing Trade).
Para saber mais sobre como declarar Ações no IR, clique aqui.
Espero ter ajudado.
Charliston… no caso o day trade nao altera seu preço médio… não faz sentido alterar… imagina que vc seguiu tio barsi e compro UNIP a 1 real… hoje ela está beirando os 100 reais. Agora imaginamos que vc tenha 100k hoje nesta ação… se vc ficar fazendo day trade no zero a zero, como vc fez, estaria certo o preço médio dela subir? e dai vc venderia estas ações pagando 0% de imposto? Preço médio só alteraria que vc dormisse (fechasse o dia) com as ações, e vendesse novamente no próximo dia.