Day Trade com ação que já tinha em carteira de investimentos

Bom dia. Estou com uma dúvida enorme, se puderem tirar minha dúvida, ficarei muito grato.
Tinha 500 ações da PTBL a 10,00 já há alguns dias. O valor das ações corrigiram, caíram a 9,00, acabei comprando mais 500, mas, no mesmo dia, fiquei na dúvida se tinha feito a coisa certa e acabei vendendo as mesmas 500 ações pelos mesmos 8,00 que paguei, sem lucro e sem perda.
Entendo que fiz um day trade com essas 500 ações sem lucro e sem perda, como já dito, arcando apenas com os custos de corretagem, certo?
Mas, para meu espanto, as outras 500 ações que já tinha, baixaram e mantiveram o preço médio de 9,00 por ação. Fiquei feliz com isso, mas estou na dúvida se isto está valendo mesmo. Se vender a 9,50, que é o preço dela hoje, estarei ganhando 0,50 por ação. Lembrando que meu PM inicial era de 10,00. Muito obrigado.

2 Curtidas

Bom dia @Charliston! Tudo bem?

Seja bem vindo à Comunidade Leoa.

No caso de operações em Bolsa de Valores, o que você precisa é os documentos emitidos pelas Corretoras para você manter o controle de lucros ou prejuízos, para declarar no seu IR.

Nesse caso, você deve verificar dentro do seu login da Corretora na qual opera, e buscar o documento com o nome “Nota de Corretagem” ou “Nota de Negociação”. Que é gerada a cada movimentação dentro da corretora na qual está com todos os dados de compra e venda e os respectivos valores, e o tipo de Operaçao (Day Trade, Swing Trade).

Para saber mais sobre como declarar Ações no IR, clique aqui.

Espero ter ajudado. :slightly_smiling_face:

Group 517

1 Curtida

Charliston… no caso o day trade nao altera seu preço médio… não faz sentido alterar… imagina que vc seguiu tio barsi e compro UNIP a 1 real… hoje ela está beirando os 100 reais. Agora imaginamos que vc tenha 100k hoje nesta ação… se vc ficar fazendo day trade no zero a zero, como vc fez, estaria certo o preço médio dela subir? e dai vc venderia estas ações pagando 0% de imposto? Preço médio só alteraria que vc dormisse (fechasse o dia) com as ações, e vendesse novamente no próximo dia.

1 Curtida