CPF pendente de regularização. E agora?

Olá, sejam muito bem-vindos (as) à comunidade da Leoa.

Aqui respondemos perguntas de nossos usuários, e você também pode fazer a sua!

Neste tópico tratamos das perguntas e respostas sobre:

CPF pendente de regularização

Muitas pessoas tem seus CPF’s bloqueados pela Receita Federal e precisam regularizar sua situação o mais rápido possível. Nossos clientes tem dúvidas sobre:

Como saber se o seu CPF está bloqueado?

Para saber a situação do seu CPF é simples: Basta entrar no site da Receita Federal e digitar o número do documento e a data de nascimento. Então, será apresentado um pequeno relatório com o status do seu cadastro.

Como emitir certidão negativa de Pessoa Física na Receita Federal?

Para a consulta da CND pessoa física , basta acessar o portal da Receita Federal e informar o seu CPF. Caso não haja pendências, será gerada a certidão negativa . Acesse site da Receita Federal para a emissão da certidão.

E o que é a certidão negativa?

Ela é um documento emitido por qualquer órgão do governo que confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física.

Como faço a emissão?

Hoje você pode solicitar via internet. Cada tipo de certidão tem um caminho diferente. Ainda há órgãos em que a solicitação da certidão é requerida presencialmente.

Basicamente é requerido como dado para emissão das certidões negativas o CNPJ no caso da empresa. E o CPF no caso da pessoa física. As certidões podem ser emitidas de forma gratuita, mas também ainda existem algumas que são pagas, depende do local onde está solicitando.

Quanto tempo demora a regularização de um CPF pendente?

Depende da situação em que ele está. Em média 90 dias e em alguns casos, será necessário comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal para concluir a regularização – a pessoa será informada sobre isso no momento da solicitação. O prazo para comparecer também é de 90 dias contados a partir do pedido de regularização.

Quais as consequências de ter seu CPF pendente de regularização ou bloqueado?

Com o CPF irregular, você fica impedido de movimentar conta bancária, tirar passaporte, comprar imóveis e adquirir financiamento por exemplo. Então, o ideal é fazer a regularização o quanto antes.

E ai, você tem mais alguma dúvida sobre este assunto? Deixe sua pergunta que será um prazer te responder!

1 Curtida

Bom dia, fui abrir uma conta corrente no banco pois preciso receber o salário, mas disseram que meu cpf está bloqueado, levei um susto!1!!! Disseram q eu precisava ir no site da receita federal regularizar

Daí vou na internet procurar “como regularizar o cpf” e não consigo encontrar o site da receita federal para regularizar cpf.
Preciso trabalhar e abrir esta conta no banco, como faço para regularizar meu cpf mais rapido possivel?

1 Curtida

ja normalizei a situação e na receita federal ainda ta dizendo que meu cpf pendente de regularização, quanto tempo demora?

1 Curtida

Olá Tatiane, que problemão :open_mouth:

Provavelmente você caiu no alvo da malha fina da Receita Federal, isso pode ter sido por não ter declarado o Imposto de Renda quando deveria ou declarou com alguma divergência. Não se preocupe pois você pode retificar a declaração ou entregá-la, caso não tenha feito!

Os processos de malha fina realmente são bem chato e por isso a Leoa possui o serviço malha fina, resolvemos todas suas divergências com a Receita Federal e regularizamos seu CPF, caso tenha interesse, você pode nos contatar em qualquer uma das nossas mídias sociais solicitando o serviço.

Você pode também conferir os tópicos O que é malha fina? e Como saber se você caiu na malha fina?

Se ainda possuir mais alguma dúvida pertinente não se incomode em perguntar, estamos aqui para respondê-la assim que possível! :cowboy_hat_face:

1 Curtida

Bom dia Filipe, tudo bem?

Dependendo qual o tipo de regularização você realizou o tempo pode variar, se você foi até uma agência da Receita Federal, pode levar até 90 dias para que seu CPF seja regularizado.

Se você tinha pendências de Imposto de Renda, talvez seja bom conferir no portal eCAC se ainda não há nenhuma divergência no que foi declarado ou se ainda está em análise, pois assim que confirmado e aceito pela Receita Federal seu CPF já fica regularizado!

Possui mais alguma dúvida? Podes perguntar aqui mesmo na comunidade que estaremos a disposição! :cowboy_hat_face:

2 Curtidas