Compra de ações na bolsa

Olá bom dia, comprei este mês (dezembro) alguns papeis na bolsa, valor pequeno menos de 500 reais, e nunca declarei IR pois nunca tive obrigação. Ano que vem por conta dessas ações precisarei declarar?

1 Curtida

Sim. Tendo uma única nota de corretagem em seu nome, a declaração precisará ser feita

1 Curtida

Bom dia. Estou com uma dúvida enorme, se puderem tirar minha dúvida, ficarei muito grato.
Tinha 500 ações da PTBL a 10,00 já há alguns dias. O valor das ações corrigiram, caíram a 9,00, acabei comprando mais 500, mas, no mesmo dia, fiquei na dúvida se tinha feito a coisa certa e acabei vendendo as mesmas 500 ações pelos mesmos 8,00 que paguei, sem lucro e sem perda.
Entendo que fiz um day trade com essas 500 ações sem lucro e sem perda, como já dito, arcando apenas com os custos de corretagem, certo?
Mas, para meu espanto, as outras 500 ações que já tinha, baixaram e mantiveram o preço médio de 9,00 por ação. Fiquei feliz com isso, mas estou na dúvida se isto está valendo mesmo. Se vender a 9,50, que é o preço dela hoje, estarei ganhando 0,50 por ação. Lembrando que meu PM inicial era de 10,00. Muito obrigado.

1 Curtida