Como sair da Malha Fina?

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos à comunidade Leoa. Hoje vou abordar um pouco sobre como resolver as pendências de Malha Fiscal, popularmente conhecida como Malha Fina.

Como sair da Malha Fina?


Se após enviar sua Declaração de Imposto de Renda, o status do Processamento na Receita Federal é “Pendência de Malha”, isso significa que você caiu na Malha Fiscal.

Resolvendo as Pendências de Malha Fina

É preciso resolver as pendências de Malha apontadas pela Receita Federal, para que seu CPF seja desbloqueado.

Para resolver essas pendências, uma das opções para resolução é fazendo uma retificação da sua Declaração, ou seja, verificar qual o erro apontado pela Receita, corrigir e enviar novamente a Declaração.

Agora se você recebeu uma Intimação Fiscal não é mais possível Retificar, apenas encaminhar os documentos para a Receita, que pode ser feita de forma on-line através do Portal do e-CAC abrindo um e-Processo.

Respondendo a Intimação Fiscal

Quando a Receita envia uma Intimação Fiscal ou solicita a Comprovação de algum lançamento, é preciso abrir um e-Porcesso através do Portal do e-CAC.

Geralmente quando isso acontece é, algum erro na base de dados da Receita entre fonte pagadora ou recebedora e contribuinte, como por exemplo:

Você teve uma despesa médica na qual solicitou recibo ou Nota Fiscal pelo pagamento efetuado e lançou essa despesa em seu IR, porém, o médico não informou há Receita esse recebimento pela prestação do serviço.

Nesse caso, bem provável que sua Declaração caia em Malha Fina e a Receita solicite o envio dos documentos para comprovação.
Casos como esse é necessário enviar os documentos que comprovem o que você lançou em seu Imposto de Renda. Após a abertura do e-Processo, é necessário anexar os documentos comprobatórios, aguardar a finalização da analise da Receita para sair da Malha fina.

Por isso é tão importante guardar os comprovantes de tudo o que declarar por até cinco anos, caso seja solicitado o envio pela Receita.

Lembrando que você pode retificar e abrir um e-Processo das declarções dos últimos cinco anos.

Se você caiu na Malha Fina e precisa de ajuda para regularizar sua situação com a Receita Federal, entre em contato com nós aqui da Leoa, clique no link aqui em baixo para analisarmos seu caso e te ajudar a sair da Malha Fina. :purple_heart:

Group 518 (1)

1 Curtida