Como saber se você caiu na malha fina?

Olá, sejam bem-vindos à comunidade da Leoa.

Você quer saber se caiu na malha fina?

Basta olhar o status no portal e-CAC. Para isso, você precisa clicar em “Gerar Código de Segurança”, antes de efetuar o login. Para gerar o código, será necessário informar o seu CPF e a sua data de nascimento. Em seguida, é só seguir o passo a passo:

  1. clicar em “Declarações e Demonstrativos”, depois em “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”;

  2. escolher a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, em seguida “Extrato do Processamento”;

  3. clicar no ano atual

  4. Caso indique “Com Pendências”, você caiu na malha fina e precisa regularizar a situação com a Receita Federal.

2 Curtidas

entrei no portal da receita federal sobre a consulta de restituição e apareceu isso, (com pendência), como eu faço para regularizar? eu tenho que ir na receita federal?

1 Curtida

Bom dia @thomas, tudo bem com você?

Vamos lá, provavelmente você caiu no processo de malha fina da Receita Federal, podes consultar os tópicos O que é malha fina? e Como saber se você caiu na malha fina?

O primeiro passo para regularizar sua situação é entender qual a pendência apontada pela Receita Federal, para isso você deve acessar na Receita Federal e consultar o Extrato da DIRPF;

Se sua declaração estiver correta e ter toda a documentação comprobatória, deverá aguardar o termo de intimação ou notificação, ou poderá agendar um atendimento para a entrega desta documentação. Respondendo sua segunda pergunta: “eu tenho que ir na receita federal?” Não necessariamente, você pode realizar o atendimento virtualmente.

Se sua declaração constar alguma pendência de informações incorretas e/ou incompletas você deverá retificar sua declaração do Imposto de Renda, consulte o tópico sobre Como retificar a declaração de Imposto de Renda?

Se sua declaração está sujeita de algum procedimento de Ofício por parte da Receita Federal, neste caso será necessário realizar o mesmo procedimento de processo citado anteriormente.

E se estiver muito complicado de compreender e resolver, podemos fazê-lo para você! A Leoa tem o serviço de regularização por malha fina com especialistas que vão te ajudar a ficar em dia com a Receita Federal. Acesse leoa.com.br/malha-fina e confira!

3 Curtidas

Foi bom eu ter feito a verificação de ter caído na malha fina para toda a família.

Descobri que eu estava como pendente de receber restituição em dois anos porque meus dados bancários estava errados no digito verificador. No portal consegui corrigir os dados.

E agora estou no aguardo do primeiro lote :grinning_face_with_smiling_eyes:

1 Curtida

Oi @Erica, tudo bem?

Poxa que bom que deu certo a regularização!

Agora só esperar a Receita depositar o valor da restituição :moneybag:

Espero que faça a declaração de 2021 conosco e assim diminuir os erros e riscos de cair na malha fina, pois o preenchimento é com termos simples que facilitam o entendimento.

Você pode ainda antecipar a sua restituição conosco, legal né?

Acesse a Leoa para declarar! Te esperamos lá :smiley:

2 Curtidas