Como declarar lucro/prejuizo em ações no Imposto de Renda?

Favor informar como proceder na declaração de IR no caso de venda abaixo de R$20.000,00 com prejuízo, e venda com lucro de ações no mesmo mês pois na página operações comuns/day trade tem-se apenas uma coluna do mês onde se deve colocar um valor. Tal pergunta deve-se ao fato de que o valor do lucro menos o prejuízo colocado na coluna, não identifica o prejuízo que poderia ser compensado no caso de um imposto a pagar futuramente. Agradeço.

2 Curtidas

Boa tarde @JOTACE! Tudo bem?

Seja bem vindo à Comunidade Leoa!

No campo operações “Renda Variável” - Day Trade pode ser colocado o lucro ou prejuízo de cada mês, se o saldo for negativo adicionar o sinal de (-) antes do valor e, bem ao fim da tela tem a opção de colocar o IRRF DAY TRADE do mês. Lucro ACIMA de R$20.000 com operações Comuns, lança da mesma forma e nessa mesma ficha.

Operações Comuns abaixo de R$20.000, lança na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” com código “20 - Ganhos líquidos em operações no mercado à vista de ações negociadas em bolsas de valores nas alienações realizadas até R$ 20.000,00 em cada mês, para o conjunto de ações”.

Já para operações de Fundo Imobiliário, vá até a ficha “Renda Variável” - “Operações Fundos de Investimentos Imobiliários”, adicona o valor do resultado liquído mês a mês.

Espero ter ajudado!

Mais alguma dúvida ou pergunta? Deixe nos comentários abaixo que estaremos respondendo. :slight_smile:

Group 517

1 Curtida

Talvez seu questionamento também seja por conta de não haver um campo unicamente para o prejuízo, mas veja só, você mesmo já chegou na solução, você diz:

“o valor do lucro menos o prejuízo colocado na coluna” e complementa com “não identifica o prejuízo que poderia ser compensado no caso de um imposto a pagar futuramente”. Se o valor do prejuízo diminui do lucro você já está compensando o prejuízo que teve na operação;

O que importa para a receita é seu resultado mensal, se esse for prejuízo, aí sim, você deve informar o sinal de negativo “-” antes do valor para o sistema reconhecer como prejuízo;

Lembre-se sempre em distinguir o que é operação comum (swing trade) do que é operação daytrade.

Agora, se o seu caso é apenas para vendas mensais inferiores à R$ 20.000 essa regra de compensação mensal não é utilizada;

No caso dessas operações isentas você deve somar todos os lucros isentos do ano, SEM descontar nenhum prejuízo e informar esse ganho na parte de rendimentos isentos e não na parte de renda varíavel.

Group 508

1 Curtida

Olá Alisson! Vejo que você tentou me esclarecer, embora seu raciocínio é o mesmo que eu pensei. A minha dúvida é que este prejuízo do mês não será compensado, embora o valor do lucro do mesmo mês seja isento por ser de valor de venda abaixo de R$20mil. Estamos de acordo, ou terei um crédito futuro?
Você falou também sobre o total dos lucros recebidos durante o ano. Poderia me dizer se serão informados no total ou mês a mês?
Agradeço sua ajuda.

2 Curtidas

Obrigado mariamartins! Veja a resposta que fiz para o Alisson e se puder opinar, ficarei mais satisfeito.

2 Curtidas

Exatamente isso @JOTACE, prejuízos de vendas mensais inferiores à R$ 20.000 não são contabilizadas, logo não irão compensar lucros futuros, já os lucros isentos deverão se somar mensalmente.

Na parte de rendimento isento e não tributável, no código 20, há apenas 1 caixa para informar o valor, e esse valor deverá ser o anual, para chegar nesse anual é só pegar todos os meses que tiveram lucro e somá-los, se ainda consta alguma dúvida fico aberto à respondê-lo!

Group 508

2 Curtidas

Bom dia @JOTACE! Tudo bem?

Concordo com a colocação do @Alisson, prejuízos mensais de vendas de operações Comuns abaixo de R$20.000 não serão compensados. Infelizmente, ainda não tem essa opção.

Espero ter ajudado! :slight_smile:

Group 517

1 Curtida

Olá mariamartins! Nossa comunicação valeu para mim.Estava certo de [quote=“mariamartins, post:7, topic:1592, full:true”]
Bom dia @JOTACE! Tudo bem?

Concordo com a colocação do @Alisson, prejuízos mensais de vendas de operações Comuns abaixo de R$20.000 não serão compensados. Infelizmente, ainda não tem essa opção.

Espero ter ajudado! :slight_smile:
[/quote]

2 Curtidas

Olá mariamartins! Nossa comunicação valeu para mim. Estava certo de que poderia abater meus prejuízos de vendas abaixo de 20mil. Realmente estava bem a meu gosto pois nunca se tem lucro em todas as ações.
Abraços.
[/quote]
[/quote]

2 Curtidas