Como declarar Imposto de Renda atrasado?

Como declarar Imposto de Renda atrasado?

Olá amigos, tudo bem com vocês?
Sejam muito bem-vindos à Leoa!

Vamos falar hoje sobre o que você deve fazer, se está com pendência de entrega de declarações do Imposto de Renda e como você vai resolver isto.

Não declarei o Imposto de Renda: e agora?

Para começar, é importante que você tenha certeza desta pendência. Ou seja, se por acaso algum contador, que tenha prestado este serviço para você anteriormente, não tenha entregue sua declaração dentro do prazo, por exemplo.

Como ter certeza de que a declaração não foi entregue?

Para saber se sua declaração consta ou não na base de dados da Receita Federal é simples, basta você acessar o e-Cac, informar o CPF ou o CNPJ e a senha cadastrada no portal.

O que devo fazer, se realmente estou com pendência?

Comece organizando todos os documentos antes de fazer o preenchimento, para que você não se perca e facilite o processo todo.
Mesmo que você esteja com a entrega atrasada, no próximo ano você vai precisar declarar, então saiba que não ficará livre da regularização da declaração não entregue.

O que acontece se eu não regularizar?

Bom, além da multa, o contribuinte pode ainda ficar recluso de 2 a 5 anos por sonegação fiscal e o CPF poderá ser negativado, o que te impossibilita de contratar empréstimos bancários, fazer investimentos ou outros financiamentos. Passaportes também não poderão ser emitidos, ou seja, o declarante que possuir dívidas com a Receita Federal, não pode fazer viagens internacionais até que a regularização seja feita.

Como preencho a declaração do Imposto de Renda atrasada?

Já sabemos que de toda forma, será preciso enviar a sua declaração de Imposto de Renda ao fisco, mesmo que com atraso. Para isso, pode utilizar o programa da Receita Federal ou contratar o serviço da Leoa de Regularização da Malha Fina para resolver este perrengue. Nossos especialistas irão preencher sua declaração, transmiti-la e de deixar em dias com o governo, sem que você precise fazer tudo sozinho.

Por que fazer o quanto antes é melhor?

Resolva o mais rápido que puder esta situação, pois existe uma multa que será aplicada de acordo com os dias de atraso. Os valores da multa podem ser de 1% ao mês de atraso, sendo no mínimo R$ 165,74, e pode chegar a até 20% sobre o montante do imposto devido.

Declaração preenchida e entregue. O que faço depois?

Depois do processo feito, será gerada o DARF, que é uma espécie de boleto emitido pelo órgão público para o recebimento desta multa, devido ao atraso. Este documento, terá um prazo máximo de trinta dias, para ser quitado e se você não fizer, terá o valor alterado, adicionando mais juros com base na taxa Selic. Ou seja, após 30 dias da emissão, será preciso emitir um novo DARF com o valor atualizado.

Esperamos ter te mostrado o caminho de como resolver este problema. Mas, se você ficou com alguma dúvida, fique à vontade para perguntar aqui neste post!

Obrigada! :purple_heart:

2 Curtidas