Olá pessoal da comunidade! Tudo certo?
Muitas pessoas tem a seguinte dúvida: “Como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda”?
O imóvel é considerado um bem e, por isso, deve ser declarado no Imposto de Renda do contribuinte. Para inserir essa informação no documento, deve-se ter em mãos as informações:
- Endereço do imóvel;
- Área;
- Matrícula do Imóvel (Número de um documento oficial, cedido pelo cartório de registro de imóveis da sua cidade);
- Cartório onde foi feito o registro do bem;
- Inscrição Municipal (número encontrado no carnê do IPTU);
- Data de aquisição.
Para fazer a declaração, acesse leoa.com.br, faça o login e comece a responder as perguntas que a plataforma faz de acordo com o programa da Receita Federal.
Ao chegar na área de Bens e Investimentos, vai aparecer a seguinte pergunta: “Você ou seus dependentes possuem imóvel?”
Responda “Sim” e preencha os campos pedidos;
Ao chegar na parte de valores, preste atenção:
Declare somente o valor pago pelo imóvel.
No campo “Valor no início de 2021" informe o valor pago até dezembro de 2020.
No campo “Valor no fim de 2021”, informe o valor total pago até dezembro de 2021.
Não é necessário informar a dívida do financiamento na área de “Dívidas” da declaração.
No campo de “Descrição” informe de quem o imóvel foi adquirido, qual foi a instituição financeira que concedeu o financiamento, o valor da parcela paga e o restante que ainda deve ser pago.
Caso tenham alguma dúvida sobre este tema ou queiram acrescentar outras informações, escrevam abaixo, ok?