Como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda 2022?

Olá pessoal da comunidade! Tudo certo? :grinning:

Muitas pessoas tem a seguinte dúvida: “Como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda”?

O imóvel é considerado um bem e, por isso, deve ser declarado no Imposto de Renda do contribuinte. Para inserir essa informação no documento, deve-se ter em mãos as informações:

• Endereço do imóvel;
  • Área;
  • Matrícula do Imóvel (Número de um documento oficial, cedido pelo cartório de registro de imóveis da sua cidade);
  • Cartório onde foi feito o registro do bem;
  • Inscrição Municipal (número encontrado no carnê do IPTU);
  • Data de aquisição.

Para fazer a declaração, acesse leoa.com.br, faça o login e comece a responder as perguntas que a plataforma faz de acordo com o programa da Receita Federal.

Ao chegar na área de Bens e Investimentos, vai aparecer a seguinte pergunta: “Você ou seus dependentes possuem imóvel?”

Responda “Sim” e preencha os campos pedidos;

Ao chegar na parte de valores, preste atenção:

Declare somente o valor pago pelo imóvel.

No campo “Valor no início de 2021" informe o valor pago até dezembro de 2020.
No campo “Valor no fim de 2021”, informe o valor total pago até dezembro de 2021.

Não é necessário informar a dívida do financiamento na área de “Dívidas” da declaração.

No campo de “Descrição” informe de quem o imóvel foi adquirido, qual foi a instituição financeira que concedeu o financiamento, o valor da parcela paga e o restante que ainda deve ser pago.

Caso tenham alguma dúvida sobre este tema ou queiram acrescentar outras informações, escrevam abaixo, ok? :purple_heart:

2 Curtidas

Eu comprei meu primeiro imóvel próprio em 2020 e usei o FGTS que tinha na compra do dele. Agora estou perdida, não sei como vou declarar no meu imposto de renda. Vocês podem me ajudar? obrigada

1 Curtida

Olá Eduarda, tudo bem?

Primeiramente, é importante saber que na declaração do Imposto de Renda, devem ser informados somente os valores já pagos do imóvel e não os valores a pagar.

Na declaração de 2021, informe o imóvel na área de Bens e direitos, colocando informações como:

• Endereço
  • Número de inscrição
  • Tamanho;
  • Entre outras informações.

Quando chegar no momento de declarar os valores, se você comprou seu imóvel em 2020, informe o campo “Valor em 31/12/2019” zerado (0,00), assim a Receita Federal entende que nesta data você não possuía ainda o imóvel.

No campo “Valor em 31/12/2020” some o seu FGTS dado na compra + as parcelas pagas por você até dezembro de 2020.

Informe no campo de “Descriminação” o valor da parcela, o valor total do imóvel e qualquer outra informação que você ache que seja pertinente a Receita Federal saber.

Declare seu Imposto de Renda 2021 na Leoa.

É gratuito e você preenche de forma mais facilitada, sem termos difíceis. E se ainda não se sentir segura, contrate na hora um contador que irá auxiliar no preenchimento da declaração e ainda fazer a revisão por apenas R$69,90;

1 Curtida

Tenho uma casa que comprei ha mais de 20 anos. eu posso fazer a atualização do valor de mercado no imposto de renda?

1 Curtida

Boa tarde @SergioCunha, tudo bem?

Você só fará a atualização do valor do imóvel em duas condições:

• Na venda: Quando você vender o bem, o valor de custo deverá ser o valor de mercado do bem.

• Quando Reformar, ampliar ou construir o imóvel: Nesse caso deverá incluir todos esses gastos ao custo do imóvel.

De qualquer forma você só deverá se preocupar com o valor do imóvel se pretende vende-lo, e para isso deve utilizar o programa GCAP para fazer o registro das variações, compras e vendas de móveis e imóveis. Podes consultar no tópico Ganho de Capital - Perguntas e respostas

Caso possua mais alguma dúvida podes conferir em nosso blog o artigo Como devo atualizar o valor do imóvel no Imposto de Renda ou perguntar aqui mesmo em nossa comunidade.

Estamos à sua disposição! :cowboy_hat_face:

1 Curtida

Olá

Eu comprei um imóvel financiando em 2016 e em janeiro de 2021 eu solicitei um boleto de quitação para a caixa econômica e quitei o contrato neste mês. Em outubro de 2021 eu vendi este imóvel.
A minha dúvida é a seguinte: No GCAP 2021 eu faço a soma de todos os valores pagos no imóvel e coloco este valor como valor de aquisição do imóvel? No programa de declaração do imposto de renda, como faço para declarar o valor pago do imóvel em 2021?

1 Curtida

Olá @Tiago1987, tudo bem?

Você informa todo o valor pago no imóvel como custo de aquisição;

Como foi vendido em 2021 o saldo inicial será o saldo final da declaração anterior e o saldo final 0, pois no fim de 2021 você já não possuía mais o bem