Como Declarar Imóvel Financiado em Conjunto + Entrada Doação + FGTS

Fala, Comunidade. Tudo certo?

Um breve resumo sobre a minha dúvida: Eu e minha esposa adquirimos um imóvel em conjunto. O financiamento também foi realizado em conjunto, juntamente com os pagamentos das parcelas (conta do banco do financiamento está em meu nome). Demos de entrada um valor x (valor este pago por uma pessoa acima de 60 anos que não declara mais IR) e + os FGTS de ambos.

Com isso, fico com as seguintes dúvidas: Como devo declarar o imóvel em nome de ambos? Somente um declara e o outro não? Como devo declarar o financiamento em conjunto? Como devo declarar os valores já pagos do financiamento e os valores restantes? Como declaro o valor doado de uma pessoa que é isenta de IR? Como declaro os valores dos FGTS que foram dados de entrada?

Tudo isso é novidade para mim e realmente não sei por onde começar. Quem puder me ajudar, agradeço.

Muito obrigado.

Abraço.

1 Curtida

Ola @Brunosn, tudo bem? Seja bem vindo a comunidade Leoa!

Essa questão do imóvel adquirido em conjunto é bem simples;

Vocês irão declarar separadamente o valor correspondendo ao valor pago de cada um;

Normalmente declaramos um bem por todo o valor pago no mesmo, seu custo, no seu caso, cada um em sua declaração só irá declarar o que pagou, e identificar na descrição do bem que lhe pertence metade do imóvel.

1 Curtida

Olá, Alisson. Tudo bem e contigo?

Ah, perfeito, acho que entendi. E quanto aos valores de FGTS que foi dado de entrada, como funciona essa parte? E a doação que tivemos no valor da entrada, como faço essa declaração?

Abraço.

1 Curtida

@Brunosn, o FGTS também soma ao valor do bem e o deve também ser lançado com rendimento isento;

A doação também entra no valor do bem e também é declarada em rendimentos isentos, assim como o FGTS, porém cada um no seu código

1 Curtida