Como declarar herança recebida por dependentes

Bom Dia Comunidade Leoa, tudo bem?!

Minha esposa que é minha dependente recebeu no final do ano passado um herança devido à morte do seu pai! Esse valor foi depositado em minha conta (que no caso é conjunta) mas tenho dúvida de onde lançar essa informação. Poderiam me auxiliar? Devo declará-lo no campo “doação”?!
Outra dúvida, ainda não terminei minha declaração mas já estou quase no final e o valor à restituir mostrado na plataforma esta bem abaixo (menos que a metade) dos valores restituídos nos anos anteriores.

Agradeço a atenção
Atenciosamente;

2 Curtidas

Bom dia, @antonio! Tudo bem?

Seja bem vindo à Comunidade Leoa!

O senhor está declarando pela plataforma da Leoa, ou da Receita Federal?

Na Plataforma da Receita, o senhor deve lançar na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, com código 14- Transferências patrimoniais - doação e heranças, seleciona o beneficiário que no caso do senhor é a sua esposa, e o doador coloca o nome e CPF do pai da sua esposa.

Em relação aos valores a restituir, pode ser levado em conta os valores de Impostos retidos na fonte mais baixos e/ou despesas em valores menores do que de anos anteriores.

Espero ter ajudado.
Mais alguma dúvida ou pergunta? Deixe nos comentários abaixo que estaremos respondendo. :slightly_smiling_face:

1 Curtida

Bom Dia @mariamartins muito obrigado pela atenção!

No caso estou declarando pela plataforma da Leoa mesmo, então faço o lançamento na mesma ficha?

Com relação aos valores, na verdade as despesas mesmo que estão se mantendo as mesmas… inclusive os valores de Impostos retidos na fonte é maior do que nos anos anteriores.

Caso eu faça algo errado pela plataforma da Leoa dá tempo de corrigir?!

2 Curtidas

Olá, @antonio!
Isso, na nossa plataforma lança no mesmo campo, doações.

Dá para corrigir sim, se precisar pode contatar nosso Chat para revisarmos sua declaração antes do envio, ou caso precise retificar, basta entrar em contato conosco que ajudamos o senhor.

Espero ter ajudado! Obrigada por participar da nossa comunidade :slightly_smiling_face:

1 Curtida