Como declarar FII no Imposto de Renda?

Investi em fundos imobiliários ano passado e não declarei, além disse tive lucro e não paguei nada de imposto, uma amiga me disse que eu teria que ter pago ano passado. Tenho algumas dúvidas:

O que acontece se não pagar DARFs de FII?
Quando devo pagar Darf FIIs?
Como declarar FII no Imposto de Renda 2021? Posso retificar minha declaração?

3 Curtidas

Olá @danicarvalho, tudo bem com você? Seja vem vinda à comunidade Leoa!

Sobre suas perguntas:

O que acontece se não pagar DARFs de Fundos de Investimentos Imobiliários?

Caso você tenha que pagar DARFs sobre o lucro de vendas dos Fundos de Investimento Imobiliário e não pagou, haverá multas e juros que irão variar dependente do tempo passado do prazo pagamento, assim como qualquer dívida comum.

Se você não pagar as DARFs você também correr o risco de cair na malha fina da Receita Federal, confira Malha Fina 2021 para saber mais!

Quando devo pagar DARF de Fundos de Investimentos Imobiliários?

O pagamento da DARF de Fundos de Investimentos Imobiliários, assim como qualquer outra DARF de lucro na venda de ações deve ser paga até o último dia do mês subsequente ao lucro;

Supondo que no dia 20/06 você obteve lucro na venda de Fundos de Investimentos Imobiliários, você deverá pagar o DARF sobre o lucro até o último dia útil do mês 07;

Atente-se também que não é possível pagar DARFs com valores inferiores à R$ 10,00. Se você no seu cálculo do lucro, apurou que o imposto sobre a venda daria menos de R$ 10,00, você é desobrigado do pagamento da DARF naquele mês, mas fique atento, você não fica desobrigado de pagar, na próxima apuração você deve somar esse valor junto até alcançar os R$ 10,00. Quando alcançar, aí deverá pagar.

Como declarar Fundos de Investimentos Imobiliários no Imposto de Renda 2021? Posso retificar minha declaração?

Os fundos de investimentos são bem fáceis de serem declarados, porém deverá seguir alguns passos para declará-lo. Os fundos de investimento que não forem vendidos até o final do ano devem ser declarados pelo preço médio no código 73 na declaração;

Os lucros e prejuízos das vendas dos fundos devem ser declarados no campo específico da declaração para esse tipo;

Os rendimentos do fundos devem ser declarados em rendimentos Isentos e não tributáveis, pelo código 26, descrevendo como rendimento de fundo;

Depois que você declara seu imposto de Renda, caso você não haja uma notificação de lançamento para sua declaração, você pode retificá-la quando quiser, então vá lá e corrija sua declaração enquanto há tempo!

Eu espero ter lhe ajudado! :cowboy_hat_face:

Group 508