Carnê leão de aluguel devo somar valor de salário

Alugo imóvel, contudo o valor está na faixa de isenção do carnê leão. Também percebo salário, mas é de pessoa jurídica e com imposto descontado na fonte. Neste caso devo fazer a declaração do valor recebido de aluguel somente na declaração anual de imposto de renda? Ou devo mesmo sendo isento gerar o DARF o carnê leão com valor 0,0?

2 Curtidas

Olá @Fatima, tudo bem? Seja bem vinda a comunidade Leoa!

Para o seu caso é indiferente, visto que não será apurado nenhum imposto no Carnê Leão, sugiro então que opte pelo método mais fácil que é declarar tudo durante a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda;

Não se preocupe quanto a isso pois ambas formas estão corretas, mas atente-se que bem provavelmente na declaração de Imposto de Renda anual irá gerar imposto a pagar pois o valor do salario irá se somar ao dos alugueis, aumentando a base de cálculo do imposto.

Caso queria ter uma ideia de quanto imposto seria devido, podes seguir a seguinte tabela:

Some o seu salário mensal mais o aluguel mensal, aplique a alíquota e depois diminua o valor da dedução, esse será o seu imposto devido;

Porém, uma parte desse valor já foi descontado na sua folha de pagamento, então basta diminuir desse imposto devido;

No final o valor é menor por conta das deduções legais ou do desconto simplificado do Imposto de Renda, mas é sempre bom estar preparada!

Espero ter te ajudado e trazido uma informação relevante! :cowboy_hat_face:

Group 507 (2)

1 Curtida